Imaginary, subjectivity and technology in teacher training in the visual arts

Authors

  • Cláudia Mariza Mattos Brandão Universidade Federal de Pelotas — UFPEL, Pelotas/RS
  • Cláudio Tarouco de Azevedo Universidade Federal de Pelotas — UFPEL, Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.90734

Keywords:

Visual Arts. Contemporary Technologies. Imaginary. Subjectivity. Teacher Training.

Abstract

The influence and impact of technological development on people of the 21st century attest to the importance of discussions on the subject in education. Mainly supported in Gilbert Durand and Felix Guattari, the article problematizes the changes operated in the visual order, processed in the technical games that originate images, their reverberations in subjectivities and education processes, putting in game the perceptual mechanisms and the involvement of the spectators in the field of exchange constituted by the images. Therefore, the text aims to reflect about the impact of technology on life in society and the fundamental role of education, not only as a possibility of capacity to technical practices, but mainly in the use of new media in expressive and reflexive activities, of subjectivity

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Author Biographies

Cláudia Mariza Mattos Brandão, Universidade Federal de Pelotas — UFPEL, Pelotas/RS

Professora do Centro de Artes/Artes Visuais — Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel (RS, Brasil). Doutora em Educação (UFPel, 2012), Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2003), Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2008), graduada em Artes Visuais (FURG, 1996) e Engenharia Civil (FURG/1980). Atua no PPG Mestrado em Artes Visuais Cearte/UFPel, e no curso de Especialização em Artes: Ensino e Percursos Poéticos (CA/UFPel). É líder do PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), pesquisadora do ARTE, ECOLOGIA E SAUDE (UFPel/CNPq) e do NEMEC - Núcleo de Estudos em Memória e Cultura (UPF/CNPq). É pesquisadora da área da Fotografia e das teorias do Imaginário, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas poéticas/simbólicas. Como artista visual já participou de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais, apresentando seis exposições individuais. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Artes Visuais, Fotografia, Educação Ambiental e Formação Docente.

Cláudio Tarouco de Azevedo, Universidade Federal de Pelotas — UFPEL, Pelotas/RS

Professor do Centro de Artes, Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel (RS, Brasil). Pós-doutor em Artes Visuais (UFPel, 2016), Doutor em Educação Ambiental (FURG, 2013), Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2010), graduado em Artes Visuais (FURG, 2005). Atua no PPG Mestrado em Artes Visuais CA/UFPel. É líder do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde – GPAES/CNPq/UFPel, pesquisador do PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). É pesquisador da área da Fotografia e Audiovisual, com ênfase na ecosofia e na produção de subjetividade. Como artista visual já participou de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais, apresentando sete exposições individuais. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Artes, Educação Ambiental, Saúde Mental, Biorrizoma.

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Published

2019-04-30

How to Cite

BRANDÃO, C. M. M.; AZEVEDO, C. T. de. Imaginary, subjectivity and technology in teacher training in the visual arts. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.90734. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/90734. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

Artes visuais e tecnologias na educação: história e contemporaneidade