O Ensino da Arte como espaço para a reflexão ética. Enfrentar o problema do mal através de uma experiência em sala de aula: Branca de Neve e os predadores internos/externos da psique
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.88323Keywords:
Arquétipos. Gênero. Performance. Conto de fadas. Globalização.Abstract
Apresento um experimento realizado com estudantes de Educação Artística na Universidade Autónoma de Madrid. Trabalhamos a partir do conto de fadas "Branca de Neve" que nos ajudou a focar em uma questão fundamental no ser humano: o problema do mal. No meu modo de conceber a Educação Artística, os valores são fundamentais e o trabalho de autoconhecimento primordial para desenvolver o trabalho do educador. A partir da arte é possível encontrar um caminho interdisciplinar que nos fala da humanidade e nos faz criaturas socialmente conscientes, da tradição que temos herdamos, do presente e, portanto, do futuro que construímos todos os dias. Visitando salas de aula de diferentes lugares do mundo, tenho observado que um dos principais problemas na educação é a sua utilização como moeda de troca por políticos, e uma das suas maravilhas, que os professores e estudantes podem fazer, criando universos paralelos, no tempo utópico de suas aulas.
Downloads
References
ARENDT, Hannah. Eichmann en Jerusalén. Barcelona: Debolsillo, 2017.
CZIFFRA, Claire-Lucie. Les relations perverses: si le pervers m’était conté. Paris: Ed. Eyrolles, 2012.
FRANZ, Marie-Louise von. L’ombre et le mal dans les contes de fées. Paris: Éditions J. Renard, 1990.
HARE, Robert. Sin conciencia: el inquietante mundo de los psicópatas que nos rodean. Nueva York: The Guildford Press, 1993.
JUNG, Carl Gustav. Respuesta a Job. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2006.
KRISHNANANDA. De la codependencia a la libertad: cara a cara con el miedo. Madrid: Editorial Gulaab, 2007.
LAO TSÉ. Tao Te King: el libro del Tao. Mallorca: Editorial José J. de Olañeta, 2016.
MILLER, Alice. El drama del niño dotado y la búsqueda del verdadero yo. Barcelona: Ensayo Tusquets, 2016.
PIÑUEL, Iñaki. Amor Zero: cómo sobrevivir a los amores psicopáticos. Buenos Aires: Editorial Sb, 2015.
RACAMIER, Paul-Claude. Les perversions narcissiques. Paris: Payot, 2012.
Vídeos
PÉREZ, Pilar (Coord.). Baile para conjurar a la bruja. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=KSKjpXH8IlQ>. Acceso en: 19 dez. 2018.
PÉREZ, Pilar (Coord.). Blancanieves y las 16 manzanas brujas. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=su9zy_WYtxc&t=169s>. Acceso en: 19 dez. 2018.
PÉREZ, Pilar. Coord. Blancanieves y las 16 manzanas brujas. Trailer. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=0i2EjbkLtnQ>. Acceso en: 19 dez. 2018.
Blog de clase
PÉREZ, Pilar. 2009-2018. Disponible en: <http://educacionartistica.pilarperez.com/>. Acesso en: 19 dez. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to download, print and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention of the author (s) and GEARTE Journal and that there is no change in the original work. Any other use of the texts must be approved by the author (s) and the Journal. Upon submitting an article to GEARTE Journal and having it approved, the authors agree to assign, without remuneration, the following rights to the Journal: authors are allowed to publish and distribute their work online in institutional/disciplinary repositories or on their personal page.
This journal uses a Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.