Art in Pedagogy: educational processes of poetizing, enjoying and knowing art. The surprises of poetizing, enjoying and knowing art

Authors

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi Universidade Federal de São Carlos — UFSCar, Sorocaba/SP
  • Mirian Celeste Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie — MACKENZIE, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117499

Abstract

Art in Pedagogy: educational processes of poetizing, enjoying and knowing art. The surprises of poetizing, enjoying and knowing art

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos — UFSCar, Sorocaba/SP

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos/Campus Sorocaba, onde lidera o GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais. Vice-líder do GPAP – Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. Membro do Fórum de Educação Infantil de Sorocaba e Região. Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação/USP.

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie — MACKENZIE, São Paulo/SP

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica. Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Líder dos grupos de pesquisa em Mediação Cultural: Contaminações e Provocações Estéticas (GPeMC) e Arte na Pedagogia (GPAP).

References

BARROS, Manoel de. Escritos em verbal de ave. São Paulo: Leya, 2011.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

LEGO, Carl; IRWIN, Rita. A/r/tography: always in process. In: ALBERS, Peggy; HOLBROOK, Teri; FLINT, Amy Seely (ed.). New methods in Literacy Research. New York: Routledge, 2013. p. 150-162.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. A Arte na Pedagogia e a formação do professor para Educação Infantil e Anos Iniciais: inquietações e esperanças. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2 p. 23-36, maio/ago. 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8350. Acesso em: 16 abr. 2021.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Um fio narrativo de histórias: professoras pioneiras das artes visuais no curso de Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 116-132, abr. 2020. ISSN 2357-9854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96953/56559. Acesso em: 16 abr. 2021.

Published

2021-08-08

How to Cite

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos; MARTINS, Mirian Celeste. Art in Pedagogy: educational processes of poetizing, enjoying and knowing art. The surprises of poetizing, enjoying and knowing art. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117499. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117499. Acesso em: 27 aug. 2025.

Issue

Section

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte