Formação de professores do ensino fundamental defendendo a diversidade e inclusão. Memória de um caso de experiência docente através de Museari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.95295

Palavras-chave:

Arte. Educação. Direitos Humanos. Museus. TIC.

Resumo

Entre as possibilidades do ensino da arte destacam-se as questões da reivindicação social, especialmente a luta pela equidade e o respeito às minorias. Dentro dessa corrente socializadora, os avanços em gênero e diversidade são enquadrados. A luta pelos direitos humanos torna-se assim um lugar comum a partir do qual se implementam políticas culturais e inovações educacionais. Trabalhamos nessa linha há três décadas, conscientes da necessidade de nos envolvermos nos avanços que promovem a convivência e o equilíbrio social. Há cinco anos, criamos o museu on-line Museari para desenvolver projetos e melhorar a situação de grupos minoritários usando o ambiente on-line para coordenar esforços e gerar redes entre os professores.

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Biografia do Autor

Ricard Huerta, Universitat de València (España)

Artista y educador en artes. Catedrático de Universidad de Educación Artística. Profesor en la Facultat de Magisteri de la Universitat de València (España). Investigador del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas. Director de EARI Educación Artística Revista de Investigación <www.revistaeari.org> Director del Diploma de Posgrado Educación Artística y Gestión de Museos. Presidente de AVALEM Asociación Valenciana de Educadores de Museos. Director de Museari <www.museari.com> Doctor en Bellas Artes y licenciado en Música, Bellas Artes y Comunicación Audiovisual. Coordinador del Grupo CREARI de Investigación en Pedagogías Culturales (GIUV2013-103). Entre sus publicaciones recientes se encuentran La ciudad y sus docentes. Miradas desde el arte y la educación (UOC, Barcelona, 2015), Transeducar Arte, docencia y derechos LGBT (Egales, Madrid-Barcelona, 2016) y Arte para Primaria (UOC, Barcelona, 2019).

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

HUERTA, R. Formação de professores do ensino fundamental defendendo a diversidade e inclusão. Memória de um caso de experiência docente através de Museari. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.95295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/95295. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias