Ensino/Aprendizagem das Artes Visuais na América Latina: colonialidade cultural e emocional aliada a questões LGBT

Autores

  • Fábio José Rodrigues da Costa Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92908

Palavras-chave:

LGBT. Aprender. Desaprender. Decolonial. Artes Visuais.

Resumo

Este artigo se situa em um lugar de fala, de existência, de resistência e (re)existência de seu autor como membro da população LGBT do Brasil. Situado nesse lugar de identidades e pertencimentos indaga sobre as relações entre o ensino/aprendizagem das artes visuais na América Latina a partir das pesquisas em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA. Nosso objetivo tem sido o de decolonializar o ensino de Arte no contexto da escola de Educação Básica, especificamente, o ensino das artes visuais. Em um primeiro momento, entendíamos que a decolonialidade ocorreria por meio da inserção de artistas ativistas e artivistas LGBT na seleção das/os professoras/es. No entanto, a partir dos estudos sobre a decolonialidade ou a opção decolonial requer pensar também o conhecimento das professoras e professores, e pensar sobre o conhecimento acumulado por estas e estes profissionais da educação, aponta para um exercício de aprender a desaprender. A partir do “aprender a desaprender”, como estratégia para que nós, latino-americanas e latino-americanos, possamos aprender a desaprender sobre nós mesmos como condição para a construção de um projeto emancipatório. 

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Biografia do Autor

Fábio José Rodrigues da Costa, Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato/Ceará

Doutor em Artes pelo Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Doutor em Artes Visuais pela Universidad de Sevilla – Espanha. Realizou estágio de Pós-doutorado em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Associado do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA e líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq.

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Publicado

2019-07-09

Como Citar

COSTA, F. J. R. da. Ensino/Aprendizagem das Artes Visuais na América Latina: colonialidade cultural e emocional aliada a questões LGBT. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92908. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero