Observatório da formação de professores de Artes Visuais: uma análise à luz das políticas vigentes

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil
  • Valéria Metroski de Alvarenga Secretaria do Estado da Educação do Paraná — SEED, Maringá/PR, Brasil
  • Claudia Carnevskis Bellan Universidade Federal do Amazonas — UFAM - Campus Parintins/AM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.84680

Palavras-chave:

Artes Visuais. Formação docente. Observatório.

Resumo

Apresenta-se o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina, com destaque à coleta de dados na Região Norte em comparação à Região Sul do Brasil. O estudo, à luz das políticas públicas vigentes e dos processos de expansão universitária, analisa pontos de intersecção entre as licenciaturas em Artes Visuais. Em função de políticas públicas neoliberais, implantadas a partir de 1990 na América Latina, há pouco espaço para aspectos culturais regionais, fortalecendo-se, desse modo, as relações de uniformização da atuação docente, precarização do professor e paulatina perda de seu papel como intelectual transformador. Conclui-se que as duas regiões formam professores de Artes Visuais de modo muito semelhante, que a prática social específica é minimizada e que o tema dos conteúdos, historicamente acumulados, é precariamente abordado. Destaca-se, finalmente, que essa homogeneização é fruto da legislação vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Em 2010 realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidad de Sevilla/Espanha desenvolvendo pesquisa junto a Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanõles. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais da UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de artes, educação inclusiva e a distância. É Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE da UDESC.

Valéria Metroski de Alvarenga, Secretaria do Estado da Educação do Paraná — SEED, Maringá/PR, Brasil

Doutoranda e Mestre em Artes Visuais (UDESC). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado/UFPR). Atualmente leciona a disciplina de Arte na Secretaria do Estado da Educação (SEED/PR). Membro do Grupo de Pesquisa "Educação, Arte e Inclusão" e do projeto de pesquisa "Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina" (UDESC). Tem experiência com o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EaD. Tem interesse nas seguintes áreas/temas de pesquisa: formação do(a) professor(a) de arte, ensino de arte, políticas educacionais e currículo.

Claudia Carnevskis Bellan, Universidade Federal do Amazonas — UFAM - Campus Parintins/AM, Brasil

Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (2005), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora assistente do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas- Campus Parintins. Tem experiência na área de Educação,atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte, movimentos sociais, educação e arte-educação e formação de professores de artes.

Referências

ALVARENGA, Valéria Metroski de. Formação inicial do professor de artes visuais: reflexões sobre os cursos de licenciatura no Estado do Paraná. 2015. 256f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Udesc, Florianópolis, 2015.

AZEVEDO, Isadora Gonçalves de. O lugar da América Latina na formação inicial de professores de Artes Visuais no Brasil e na Argentina. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Udesc, Centro de Artes, 2014.

BRASIL. IBGE. Censo 2010. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?view=noticia&id=1&idnoticia=2501&busca=1&t=ibge-lanca-mapa-densidade-demografica-2010>. Acesso em: 29 out. 2017.

BRASIL. MEC. Resolução n. 1, de 16 de janeiro de 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017.

BRASIL. MEC. Resolução n. 2, de 01 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015> Acesso em: 29 out. 2017.

CARNEVSKIS, Claudia. Formação de professores de artes visuais nas universidades públicas da Região Norte: cultura e arte no currículo das licenciaturas. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

CARNEVSKIS, Claudia.; MACALINI, Edson e SILVA, E. G. A precarização do trabalho docente nas licenciaturas dos campi em expansão da Universidade Federal do Amazonas. In: SILVA, M. C. R. F; SANTOS, V. M. M. (Org.). Formação docente e políticas públicas: cenários e desafios. Florianópolis: Letras Contemporâneas, v. 500, p. 121-136, 2016.

COLLAÇO, Maria Eduarda; JENSEN, Joviana; FONSECA DA SILVA, M. C. R. Recortes de pesquisa a partir do Observatório da formação de professores no âmbito das Artes Visuais. 26º Seminário de Iniciação Científica da Universidade do Estado de Santa Catarina. Anais... 2016. Disponível em: <http://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/2553/51.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R. Panorama brasileiro das licenciaturas em Artes Visuais: dados a partir do Observatório da formação de professores de Artes. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 27; CONGRESSO INTERNACIONAL DOS ARTE/EDUCADORES, 5; SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 2.. Anais..., Campo Grande, 2017.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R.; AZEVEDO, Isadora Gonçalves de; PERA, Luana Pavesi; ALVARENGA, Valéria Metroski de. Análises sobre licenciaturas em Artes Visuais: situação no Brasil e no estado de Santa Catarina. In:ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO, 10. Anais... Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://virtual.udesc.br/eventos/xencontro/04.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R.; BUJÁN, Federico. Políticas públicas de formação docente em artes: perspectivas em duas realidades, Brasil e Argentina. Revista Gearte, v. 3, p. 26-52, 2016.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R.; SOSNOWSKI, Katyuscia; MAZURKIEVICZ, Gilmar Reflections on Distance education in arts in Brazil: diversity and inclusion. Revista Científica Ciência em Curso. Tubarão: Unisul, 2013.

FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R.; HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt; MAKOVIECKY, Sandra. Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. Revista ARS, São Paulo, 2013.

HILLESHEIM, Giovana Bianca Darolt.Um olhar para as pesquisas que abordam a formação de professores de artes visuais: caminhos percorridos e a percorrer. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) –Centro de Artes, Udesc, Florianópolis, 2013.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de pesquisa, n. 118, São Paulo, 2013.

MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil. A política educacional e a formação de professores. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Memórias da Educação).

MÜLLER, Maristela. A pesquisa na formação de professores: uma análise curricular das licenciaturas em Artes Visuais no Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – PPGAV Udesc, Florianópolis, 2017.

NORONHA, Olinda Maria. Globalização, mundialização e educação. In: LUCENA, Carlos. (Org.) Capitalismo, Estado e Educação. São Paulo: Alínea, 2008.

PERA, Luana Pavesi; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina R. Formação docente em Artes Visuais: análises sobre os cursos de Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 23. Anais... Belo Horizonte, 2014.

SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte; ALVARENGA, Valéria Metroski de. O currículo das licenciaturas em artes visuais no Paraná: as interferências do proposto na lei para a formação e atuação do professor. Revista Palíndromo, n. 14, Florianópolis, 2015.

SANTOS-SILVA, Clarissa; MULLER, Maristela. Mapas de ausências: um olhar sobre as licenciaturas em Artes Visuais no Rio Grande do Sul e no Nordeste. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 25. Anais... Porto Alegre, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

SILVA, M. C. da R. F. da; ALVARENGA, V. M. de; BELLAN, C. C. Observatório da formação de professores de Artes Visuais: uma análise à luz das políticas vigentes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.84680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/84680. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais