Observatório da formação de professores de Artes Visuais: uma análise à luz das políticas vigentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.84680Palavras-chave:
Artes Visuais. Formação docente. Observatório.Resumo
Apresenta-se o Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes: estudos comparados entre Brasil e Argentina, com destaque à coleta de dados na Região Norte em comparação à Região Sul do Brasil. O estudo, à luz das políticas públicas vigentes e dos processos de expansão universitária, analisa pontos de intersecção entre as licenciaturas em Artes Visuais. Em função de políticas públicas neoliberais, implantadas a partir de 1990 na América Latina, há pouco espaço para aspectos culturais regionais, fortalecendo-se, desse modo, as relações de uniformização da atuação docente, precarização do professor e paulatina perda de seu papel como intelectual transformador. Conclui-se que as duas regiões formam professores de Artes Visuais de modo muito semelhante, que a prática social específica é minimizada e que o tema dos conteúdos, historicamente acumulados, é precariamente abordado. Destaca-se, finalmente, que essa homogeneização é fruto da legislação vigente.
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