Livros didáticos para o ensino da arte: não peça a eles o que eles não podem te dar

Autores

  • Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta Universidade Federal do Paraná — UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Guilherme Gabriel Ballande Romanelli Universidade Federal do Paraná — UFPR, Curitiba/PR, Brasil
  • Mauren Teuber Universidade Estadual do Paraná — UNESPAR, Curitiba/ PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83949

Palavras-chave:

Livro didático. Ensino de Arte. Polivalência. Transdisciplinaridade. História(s) da(s) Arte(s).

Resumo

Este texto traz resultados de pesquisa realizada sobre a disciplina Arte e o lugar do livro didático na reorganização dos conteúdos sob a concepção de transdisciplinaridade entre diversos campos do saber, um dos critérios avaliativos propostos no Edital PNLD 2017. Analisa-se duas coleções de Arte aprovadas no PNLD 2017, partindo das críticas à polivalência e a valorização da transdisciplinaridade. Busca-se pensar a transdisciplinaridade diferentemente da polivalência dos anos de 1970, levando em conta o modelo para o qual o professor é formado? O livro didático joga na manutenção ou na extinção da prática de um único professor trabalhar as quatro linguagens? A formação proposta na licenciatura incorpora a proposição de um ensino da História da Arte em eixos temáticos? Por fim, aborda-se a imprecisão ou desconhecimento do objeto de estudo da Arte e das especificidades das linguagens, chamando os professores à participação nas proposições e decisões sobre os destinos da educação em Arte

 

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Biografia do Autor

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Universidade Federal do Paraná — UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Pós-Doutorado na UDESC, SC, realizando pesquisa sobe a formação enquanto uma dimensão inseparável da atuação do professor de Artes Visuais, sobretudo as assimetrias entre as propostas curriculares à construção de um novo perfil de professor e de ensino de artes visuais articulados às exigências da contemporaneidade. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2006), com pesquisa em história das representações, leitura da imagem e fundamentos teórico-metodológicos do ensino da arte. Mestre em Educação (1998). Professora da UFPR, artivista, ilustradora e autora de livros para educadores em Artes Visuais, Educação Básica e Ensino Médio.

Guilherme Gabriel Ballande Romanelli, Universidade Federal do Paraná — UFPR, Curitiba/PR, Brasil

Professor, violinista e violista, possui graduação em Educação Artística - Habilitação em música pela Faculdade de Artes do Paraná (1997) doutorado (2009) e mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando nos temas: educação musical, musicalização, formação de professores, manuais escolares, valorização da música popular e construção de instrumentos. Na área musical tem experiência em orquestras sinfônicas, recitais e gravações de CD.

Mauren Teuber, Universidade Estadual do Paraná — UNESPAR, Curitiba/ PR, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura de Arte

Doutorado (2016) e Mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal do Paraná. Realizou estágio de doutoramento na Florida State University, programa CAPES/ FULBRIGHT (2015). Bacharelado no Curso Superior de Pintura pela EMBAP/PR (2000) e especialização em Ensino de Artes Visuais pela UDESC (2003). Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Ensino e Formação Continuada, UNESPAR e do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas, UFPR. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, com enfoque nas relações entre artista-professor-pesquisador e sobre materiais didáticos para Artes Visuais. 

Referências

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SCHLICHTA, C. A. B. D.; ROMANELLI, G. G. B.; TEUBER, M. Livros didáticos para o ensino da arte: não peça a eles o que eles não podem te dar. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.83949. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83949. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais