Texto literário infantil: produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler

Autores/as

  • Marília Forgearini Nunes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS
  • Tatiana Telch Evalte UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS
  • Analice Dutra Pillar UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.82452

Palabras clave:

Produção de sentido. Leitura da imagem. Livro-brinquedo. Livro de imagem.

Resumen

O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e uma vivência lúdica podem ocorrer associados à leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Forgearini Nunes, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Especialista em Língua Inglesa (PUCRS, 2000), Especialista em Supervisão Escolar (PUCRS-PUCVirtual, 2005), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013) com pesquisa financiada pelo CNPq. Professora Adjunta A na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, na área de Formação pedagógica e linguagem. Docente no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Alfabetização (GEALFA). Editora Associada da Revista GEARTE. Pesquisa os seguintes temas: mediação, formação leitora, literatura infantil, letramento literário e visual, leitura da imagem a partir da semiótica discursiva.

Tatiana Telch Evalte, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS, com orientação da prof.ª Dra. Analice Dutra Pillar. Bolsista de Doutorado CAPES. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Educação Arte Tecnologia, concluído no ano de 2014 sob a orientação professora Dra. Analice Dutra Pillar.Tem formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluída no ano de 2010. Atualmente participa de pesquisas na área de semiótica discursiva sob coordenação da professora Dra. Analice Dutra Pillar. Participa do Grupo de Educação e Arte (GEARTE). Faz pesquisas na área da Semiótica Discursiva. Participa como editora assistente no periódico online Revista GEARTE.

 

Analice Dutra Pillar, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - RS

É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Atua como professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação e Artes Visuais. Tem experiência nas áreas de Educação e de Artes, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, artes visuais, leitura da imagem, produções audiovisuais, mídia televisiva e infância.

Citas

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

EVALTE, Tatiana Telch. Para entender o livro-brinquedo: arte e literatura na infância. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 29/07/2014, 122f.

EVALTE, Tatiana Telch; NUNES, Marília Forgearini. Livro-brinquedo e livro de imagem: a literatura infantil como objeto de leitura da imagem no contexto escolar. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 24, 2015, Santa Maria/RS, Anais [recurso eletrônico] do 24o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Santa Maria/RS: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Universidade Federal de Santa Maria, PPGART; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGAV, 2015, p.2914-2927. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s5/tatiana_evalte_marilia_nunes.pdf>. Acessado em: 26 de agosto de 2017.

FIORIN, José Luiz. Para uma definição das linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lúcia (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos da semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p.15-40.

FIORIN, José Luiz. Elementos para análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2001.

FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001. (tradução de Quelques concepts fondamentaux em sémiotique générale. In: ___. Petites mythologie de l’oeil et de l’esprit pour une sémiotique plastique. Paris: Éditions Hadès-Benjamins, 1985. p. 189-207.)

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46.ed São Paulo: Cortez, 2005.

GABÁN, Jesús. Zoo. Porto Alegre: Editora Projeto, 2012.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MARTINI, Augusto. A simplicidade das coisas. Publicado em 22 de dezembro de 2011. Disponível em: <http://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2011/12/22/natal-algumas-curiosidades-sobre-a-data-e-os-simbolos-natalinos-parte-2>. Acessado em: 13 de abril de 2017.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Lisibilidade da imagem. Revista da FUNDARTE / Fundação Municipal de Artes de Montenegro, Montenegro, v.1, n.1, p. 5- 7, jan. /jun. 2001.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2014.

PILLAR, Analice Dutra. Visualidade contemporânea e educação: interação de linguagens e leitura. Contrapontos (On-line), Itajaí, v. 13, n.3, p. 178-185, 2013. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4773/pdf_4>. Acessado em: 14 de maio de 2017.

PILLAR, Analice Dutra. Apontamentos para leitura de desenhos animados e videoartes. In: GERALDO, Sheila Cabo, COSTA, Luiz Cláudio da (ORG.). Anais do 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p. 1-15. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/gearte/artigos/artigo_analice02.pdf>. Acessado em: 26 de agosto de 2017.

STRADY, Sophie. Na floresta do bicho-preguiça. Trad. Cássia Silveira. Ilustrador Louis Rigaud. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

VIGOTSKI, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: _____. A formação social da mente. Org. Michael Cole et al. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 121-137.

VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação. In: _____. Imaginação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009, p. 11-18.

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

NUNES, M. F.; EVALTE, T. T.; PILLAR, A. D. Texto literário infantil: produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.82452. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/82452. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Semiótica e Ensino de Artes Visuais