Raízes, frutos e sementes de leituras e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.77948Palavras-chave:
Pesquisa, Leitura, Imagem, Discurso, EducaçãoResumo
O texto é uma compilação da trajetória de interesses de pesquisa sobre leitura, imagem, discurso da visualidade, literatura infantil e educação, realizadas sob a ótica dos estudos semióticos, ao longo duas décadas, com vinculação junto à Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Grupo de Pesquisa em Educação e Arte – GEARTE. As bases teóricas escolhidas aproximam os campos da educação como fenômeno complexo, mediação sustentada no diálogo, leitura como constituição de subjetividade e literatura como texto artístico. Os resultados alcançados apontam a importância da contribuição de diferentes áreas de conhecimento, as parcerias institucionais na investigação científica, bem como a relevância temática pesquisada na atribuição de significados de textos verbo-visuais e sua amplitude de aplicações no campo educativo.
Downloads
Referências
CELLA, Sirley Morello Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma ampliação da experiência com linguagem. UCS, 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UCS, 2016.
DE AMICIS, Edmundo. Coração. 28.ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1916.
PANOZZO, Neiva Senaide Petry Panozzo. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. UFRGS, 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
PANOZZO, Neiva Senaide Petry Panozzo. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. UFRGS, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Leitura do livro de poesia infantil brasileira: a gangorra entre a obra e a criança. PUCRS, 2001. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Entre a ilustração e a palavra: buscando pontos de ancoragem. Espéculo: Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, v. 26, p. 1-14, 2004.
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2015. Disponível em: ebook <https://www.ucs.br/educs/livro/mergulhos-de-leitura-a-compreensao-leitora-da-literatura-infantil/.> Acesso em: 27 set. 2022.
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. O papel da ilustração no livro infantil. In: Cecil Zinani; Salete Pezzi Santos (org.). Multiplicidade dos signos: diálogos com a literatura infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. p. 15-32.
RAMOS, Flávia Brochetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.
RAMOS, Flávia Brochetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Leitura de revista na Infância. São Paulo: Paco Editorial, 2015.
RELA, Eliana; PANOZZO, Neiva Senaide Petry; CESCON, Juliane Petry Panozzo. O feminino em imagens: uma narrativa visual para o ensino de História e Arte. Métis: história & cultura: Revista de História da Universidade de Caxias do Sul. v. 20, n. 40, jul./dez. 2021. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/index
RELA, Eliana; PANOZZO, Neiva Senaide Petry; CESCON, Juliane Petry Panozzo. Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil. Conjectura: filosofia e educação, v. 27, sp., 2022. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9372/pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
TROGLIO, Lucas; RELA, Eliana. A imagem como história: uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais. Domínios da imagem: Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI). Universidade Estadual de Londrina. v. 11, p. 182-203, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista GEARTE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.