O círculo (Isabel Allende), o quadrado (Antonio Dias) e o triângulo (Ana Mae Barbosa)

Autores

  • Terezinha Losada Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.71874

Palavras-chave:

Abordagem Triangular. Teoria aplicada. Semiótica.

Resumo

Cotejado pelas obras de Isabel Allende e Antonio Dias, este artigo discute o exercício de teoria aplicada que tenho desenvolvido em minha prática e em pesquisas no ensino de arte, relacionando-o à Abordagem Triangular (Barbosa), ao ensino de Língua Portuguesa e à Semiótica (Santaella, Peirce e Jakobson).

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Biografia do Autor

Terezinha Losada, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ

Artista plástica e Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Centre for Art Education and International Research – University of Surrey Roehampton (2004). Tem experiência na área de linguagem, com ênfase nos seguintes temas: interpretação da imagem, história da arte, ensino de arte e educação à distância.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

LOSADA, T. O círculo (Isabel Allende), o quadrado (Antonio Dias) e o triângulo (Ana Mae Barbosa). Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.71874. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71874. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas