Artes Visuais em um espaço não formal de educação: uma mostra e uma experiência de mediação como interface público/arte

Autores

  • Airton Jordani Jardim Filho Universidade Estadual de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.66720

Palavras-chave:

Gavetas. Memória. Ação Educativa. Exposição.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a mostra [gaveta(s)], proposta, elaborada e produzida durante a disciplina de Ação Educativa em Espaços Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC), que apresentava a gaveta como metáfora da memória. Compreendendo que a mediação não deve ser a única atribuição dos educadores atuantes nesses espaços e, tendo por base as referências teóricas discutidas em sala de aula, os alunos da disciplina, ao projetar e colocar em prática uma mostra de trabalhos artísticos, puderam participar de todas as etapas de uma exposição, desde a concepção inicial até sua divulgação. Nesse sentido, o texto apresenta os desdobramentos da experiência de mediação realizada durante a exposição. Além disso, a reflexão presente nesse artigo busca posicionar conceitualmente a mediação como interface interativa, a partir da proposição de Grossmann (2011).

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Biografia do Autor

Airton Jordani Jardim Filho, Universidade Estadual de Santa Catarina — UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC). Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign/UDESC). Membro do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares – (NEST/UDESC). Especialista em UX Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Artes Visuais: Cultura e criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/EAD). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

JARDIM FILHO, A. J. Artes Visuais em um espaço não formal de educação: uma mostra e uma experiência de mediação como interface público/arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 3, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.66720. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/66720. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artes Visuais em espaços não formais de educação