Licenciaturas Internacionais: uma experiência de aprendizagem transcultural na redefinição da formação do professor de artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Umbelina Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.46547

Palavras-chave:

Licenciaturas Internacionais, dupla diplomação, curriculo expandido, experiência de aprendizagem transcultural, arquitetura curricular

Resumo

No artigo aborda-se o Projeto Licenciaturas Internacionais em Artes Visuais, que compõe o Programa de Licenciaturas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PLI da UFRGS/CAPES/2011, atualmente com 07 alunos cursando a dupla diplomação em Portugal. Focaliza-se a qualificação da formação de professores de artes visuais para a educação básica no contexto brasileiro em interlocução com contextos internacionais. Apresenta-se o curso com uma arquitetura curricular estendida em um campo expandido com atividades extracurriculares, em um estreito diálogo entre a educação e a cultura, ao habilitar o aluno para a formação continuada, evidenciando um ensino articulado à extensão e à pesquisa. Nesse campo curricular expandido, aponta-se a dupla diplomação, focalizada como uma experiência de aprendizagem transcultural, ao constituir-se como uma proposta pedagógica das licenciaturas, visando à redefinição do escopo correspondente ao Projeto Pedagógico dos cursos de formação de professores das diferentes áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Umbelina Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Possui Graduação em Artes Plásticas/ Habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (1978), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).
Atualmente é Professora Adjunta, nível IV, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) ligado ao PPGEDU da
Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em
Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições bienais.
Na pesquisa tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa da Linguagem do
Desenho, Pesquisa da Linguagem da Pintura e Ensino e Pesquisa em Semiótica Discursiva. Tem
realizado pesquisas na área de Semiótica, Filosofia da Arte e Epistemologia da Arte.

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Publicado

2014-04-26

Como Citar

BARRETO, U. Licenciaturas Internacionais: uma experiência de aprendizagem transcultural na redefinição da formação do professor de artes visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.46547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/46547. Acesso em: 29 jun. 2022.