Alquimia dos arquivos: curadorias e pedagogias na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.147324

Palavras-chave:

Curadorias, Pedagogias, Cinema e Educação, Cinema Latino-Americano, Rede Kino

Resumo

Este trabalho discute maneiras de transformar arquivos compostos por imagens enraizadas nas tradições experimentais e documentais do cinema latino-americano por meio de sua conexão com curadorias e pedagogias. A reflexão sugere possibilidades de fomentar relações únicas entre sujeitos, territórios e imagens a cada nova proposta pedagógica. Para tanto, analisaremos a experiência de desenvolvimento de práticas curatoriais, percursos pedagógicos e criação audiovisual centradas na plataforma Alquimia dos arquivos.

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Biografia do Autor

Clarisse M. Castro de Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde atua como docente no Curso de Formação para Educadores Indígenas (FIEI) e na Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo). Coordena o projeto de pesquisa Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS), o projeto de extensão Casa de Cinema e os projetos de ensino Educação indígena e cultura digital e Educação do campo e cultura digital. Sua pesquisa envolve processos de criação realizados com cineastas ameríndios e do campo. É autora dos livros Da cena do contato ao inacabamento da história (2017) e Aprender com imagens (2022). Entre os filmes que dirigiu estão os longas-metragens Ô, de casa! e Homem-peixe. Integra a Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Em 2024, co-coordenou a elaboração da proposta de Programa Nacional de Cinema na Escola.

Gustavo da Rocha Jardim, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Cineasta, educador e pesquisador. Diretor de filmes e instalações audiovisuais exibidos no Brasil e no mundo, premiados nos campos de pesquisa de linguagem, incluindo melhor filme na Mostra de Cinema de Tiradentes e Videobrasil. Mestre pela Faculdade de Educação da UFMG, com pesquisa sobre o cinema em processos educativos transdisciplinares. Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG. Bolsista do Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt, na Faculdade de Cinema e Estudos de Mídia da Universidade de Chicago (2019 - 2020). Autor do livro "A Imagem Emaranhada: territórios e singularidades em cinema e educação". Integrante dos grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e do Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS). Coordenador da Rede KINO de Cinema, Audiovisual e Educação na América Latina (2022 - 2024). Professor convidado nos programas de Licenciatura do Campo (LECAMPO) e na Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), na UFMG. Gestor da Quatro Folhas Audiovisuais, produtora de filmes e de projetos socioculturais. Pós-doutorado em andamento na área de Artes, Tecnologia e Comunicação na FAE/UFMG.

Luís Felipe Duarte Flores, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa dedicada ao cineasta alemão Harun Farocki. Mestre em Cinema pelo Programa de Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG, com dissertação dedicada ao cineasta francês Max Ophuls. Professor, educador, curador e pesquisador de cinema, atua também como ensaísta e tradutor. Organizou os livros O Cinema de Trinh T. Minh-ha (2015) e O Cinema de Rithy Panh (2013). Foi curador das retrospectivas dos cineastas Rithy Panh (CCBB, 2013) e Trinh T. Minh-ha (Caixa Cultural, 2015) no Brasil. Foi curador do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte nos anos de 2015, 2016 e 2017. Foi curador do forumdoc.bh no ano de 2015. Desde 2019, é curador e coordenador do Cinecipó - Festival do Filme Insurgente. Desde 2020, é curador da Lona - Mostra Cinemas e Territórios, uma parceria com o MLB (Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas). Atua na frente de comunicação e audiovisual da Teia dos Povos (MG). Atua na frente de audiovisual do Espaço Comum Luiz Estrela, em particular nas atividades do cineclube, em palestras e oficinas, e na produção de materiais audiovisuais. Participa do projeto artístico e educativo Coletivo de Cinema, voltado para a inclusão do audiovisual em escolas públicas da América Latina. Organiza o programa educativo gratuito Cinema - Sensação de Mundo, destinado ao público infantil.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

ALVARENGA, C. M. C. de; JARDIM, G. da R.; FLORES, L. F. D. Alquimia dos arquivos: curadorias e pedagogias na América Latina. Revista GEARTE, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.22456/2357-9854.147324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/147324. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Acervos Audiovisuais para Pedagogias com Cinema em Tempos de Educação Midiática