Acervos e curadorias audiovisuais dos festivais de cinema infantil: o que podemos aprender com eles?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.147317

Palavras-chave:

Educação, Acervos audiovisuais, Curadoria, Festivais infantis

Resumo

O artigo pensa o conceito e práticas de curadoria realizadas nas mostras e festivais de cinema infantil do Brasil, com destaque para dois eventos – a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e a Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – durante suas edições no ano de 2022, a fim de identificar processos, gestos e organizações de programação que se constituem, como um acervo pedagógico audiovisual para práticas educativas. Que filmes são esses? Como torná-los acessíveis? Estas questões serão colocadas com este texto. Para isso, refletimos sobre o conceito de curadoria juntamente com Rolnik (2017), Ikeda (2022), Mourão (2020) e Bergala (2018). Por fim, reconhecemos nas duas mostras analisadas uma potência política para a educação, por meio da curadoria audiovisual que realizam, composta por uma diversidade de imagens, modos de vida e pluralidade de brasis colaborando na construção de novos imaginários. São essas imagens que queremos dentro das escolas, por isso, apostamos nos festivais como aliados pedagógicos para a criação de novos acervos audiovisuais, para mobilizar a educação que desejamos.

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Biografia do Autor

Fernanda Omelczuk, Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, São João del-Rei/ MG, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação - DECED e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPEDU – da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenadora do Programa de Pesquisa, Criação e Extensão Educação e Cinema com os territórios – ECOS/UFSJ. Membra da Rede KINO – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Isabela Coura, Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, São João del- Rei/MG, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), integrante do grupo de pesquisa, GEFI – Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem e ECOS – Programa de Pesquisa, Criação e Extensão Educação e cinema com os territórios e mestranda no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares na UFSJ com interesses no campo do cinema, educação e infâncias.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

OMELCZUK, F.; COURA, I. Acervos e curadorias audiovisuais dos festivais de cinema infantil: o que podemos aprender com eles?. Revista GEARTE, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.22456/2357-9854.147317. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/147317. Acesso em: 20 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Acervos Audiovisuais para Pedagogias com Cinema em Tempos de Educação Midiática