Acervos audiovisuais para e na formação de professores. Notas para a construção de um sensorium didático
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.147316Palavras-chave:
Formação de professores, Sensorium didático, Acervo situado, Experiência estética, Videoarte feministaResumo
Este trabalho aborda os acervos audiovisuais no âmbito da formação de professores na Argentina, em um contexto marcado por: políticas neoliberais, mudanças tecnológicas vertiginosas e revisões educacionais A partir de uma perspectiva didática não prescritiva, que dá um lugar central aos professores e professores. são propostas noções de professor-curador, sensorium didático e patrimônio situado. Nesse sentido, são analisados três núcleos do ensino da pós-graduação: a formação de léxicos comuns, a exibição de filmes em sala de aula como experiência estética e o início das videoperformances feministas.
Downloads
Referências
AA.VV. Archivo Fílmico Pedagógico. Jóvenes y Escuela. Argentina: Ministerio de Educación de la Nación, 2015. Disponible en https://cdn.educ.ar/dinamico/UnidadHtml__get__1ad0cec5-7afe-445a-af4b-121d1c69b7de/index.html. Accedido en: 7 nov. 2024.
AA.VV. IDIS. Investigación en Diseño de Imagen y Sonido. FADU-UBA. Disponible en: http://proyectoidis.org/. Accedido en: 7 nov. 2024.
AMIEVA, Mariana; ARRESEYGOR, Gabriela; FINKEL, Raúl. Cine y memoria. En: RAGGIO, Sandra; SALVATORI, Samanta. (coords.), La última dictadura militar en Argentina: entre el pasado y el presente. Propuestas para trabajar en el aula. Rosario: Homo Sapiens, 2009. p. 287-303.
AUGUSTOWSKY, Gabriela. La creación audiovisual en la infancia. De espectadores a productores. Buenos Aires: Paidós, 2017.
AUGUSTOWSKY, Gabriela. Pensar la imagen, pensar la enseñanza. En: BERNIK, Julia, et. al.(orgs.). Conversaciones entre la enseñanza y el campo didáctico. Santa Fe: UNL, 2022. p. 179-194.
AUGUSTOWSKY, Gabriela. Las imágenes de arte en los entornos virtuales de enseñanza. Apuntes para educadores trashumantes. Dossier 6ta Jornada Experiencias Emergentes. Rosario: Santa Fe, 2021. p. 7-12.
CAUQUELIN, Anne. Las teorías del arte. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2012.
DEWEY, John. El arte como experiencia. Buenos Aires: Paidós, (1934), 2008.
FERNÁNDEZ POLANCO, Aurora. Ver a distancia. En: AZNAR, Yayo; MARTÍNEZ, Pablo (eds.). Lecturas para un espectador inquieto. Madrid. Ed. Yayo Aznar y Pablo Martínez, CA2M, 2012. p. 35-67.
FRESQUET, Adriana Coord. Abecedarios de CINEAD. LECAV. Disponible en: https://cinead.org/abecedarios/ . Accedido: 7 nov. 2024.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. La creatividad redistribuida: un encuentro. En: GARCÍA CANCLINI,N.; VILLORO, Juan. (coords.). La creatividad redistribuida, México, Siglo XXI, 2013. p. 7-9.
KOZACK, Claudia, Tecnopoéticas argentinas. Archivo blando de arte y tecnología. Buenos Aires: Caja negra, 2015.
LITWIN, Edith. El oficio de enseñar. Condiciones y contextos. Buenos Aires: Paidós, 2008.
MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras, 2000.
ROSLER, Martha. Entrevista pública en la Sede Rectorado de UNTREF, en diálogo con Lucrecia Palacios. BIENALSUR 2019. Disponible en: https://youtu.be/Jy6yct90tVg (15/11/ 2024)
SNEED, Gillian. The disciplinary and the domestic: household images in the video performances of letícia parente, 1975–1982. Diacrítica, v. 34, n.º 2, p. 107-131, 2020.
SORLIN, Pierre. Estéticas del audiovisual. Buenos Aires: La marca editora, 2016.
STIEGLER, Bernard. Prendre soin de la jeunesse et des génerations. París, Flammarion. 2008.
Filmografía
https://www.leticiaparente.art/
IN. Letícia Parente. 1975.
Preparação I. Leticia Parente. 1975.
Semiótica de la cocina. Martha Rosler. Estados Unidos. 1975.
Canciones Napolitanas. Dir. Narcisa Hirsch Argentina, 1975
Lo divino. Video: Maks Fede - @maks.fede. Música y Letra: Juana Aguirre, 2023.
Restos. Dir. Albertina Carri. Textos Marta Dillon. Argentina. 2010.
Vicenta. Dir. Darío Doria. Argenitna. 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.