Culture, art and its teaching in Latin America: with meetings, walking and taking reisado

Authors

  • Maria das Vitórias Negreiros do Amaral Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras – GEPABOF, Recife/PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7923-1906

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144414

Keywords:

Countercolonial art/education, Resistance, Feminist methodologies, Life and art journey through Latin America

Abstract

Approaching cultures, arts and their teaching in Latin America involves complexity due to the way we were colonized and how we fought to preserve our traditions and ancestors. The Spanish and Portuguese Iberians, great navigators of the 16th century, symbolically subverted the lives of the people who lived here through the Treaty of Tordesillas. Nevertheless, when imposing their cultural ideology and trying to kill indigenous cultures, with their rituals, traditions and spiritualities, they faced resistance from native people. Successive acts of violence against indigenous communities, against women, and against those who are different; reflect on the works of artists. To think about countercolonialism, a term used by Nêgo Bispo, we must take into account feminist art/education, with more Brazilian and Latin American and inclusive authors to base our research on, raising the questions: What can we do? What is this countercolonial art/education?

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Author Biography

Maria das Vitórias Negreiros do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras – GEPABOF, Recife/PE, Brasil

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPE/UFPB). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, pela UFPE. Pós-doutora em Arte/Educação e Feminismo pelo Instituto de Investigaciónes Feministas da Universidad Complutense de Madrid. Doutora em Arte/Educação pela Universidade de São Paulo, orientada por Ana Mae Barbosa; Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisas sobre educação em artes visuais, com ênfase nas imagens, na teoria antropológica do imaginário e nas dissidências na arte. É líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, juntamente com a vice-líder e criadora a Profa. Danielle P. Rocha Pitta (criado em 1992 na UFPE), com integrantes nacionais e internacionais. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras. Faz parte da Diretoria do Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA), da Red de Iberoamericana de Imaginarios y Representaciones (RIIR) e foi Presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb, 2012-2013). E por essa atuação nacional e internacional tem auxiliado o programa nas articulações internacionais para o estabelecimento de convênios e parcerias, tais como o Convênio entre o PPGAV UFPB/UFPE e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (em vigor) e o Doutorado en Arte y Patrimonio da Facultad de Bellas Artes da Universidad de Sevilla (em vigor). Sua produção tem sido publicada em formato de artigos em periódicos nacionais e/ou internacionais e em anais de eventos nacionais e/ou internacionais. Organizou um livro, com a Profa. Dra. Ana Mae Barbosa, uma referência em História do Ensino de Arte: "Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação" (2019). Atualmente é coeditora da Revista Cartema do PPGAV. Tem orientado pesquisas sobre feminismos, gênero, masculinidades, diásporas e questões sociais. Atualmente, em 2023, fazendo um pós-doutorado sobre artsitas mulheres, feminismos, violência na América Latina: Colômbia (Universidad Surcolombiana); Guatemala (Programa Viva a Música); Equador (Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí); Peru (Escuela Superior Autónoma de Bellas Artes de Perú), Chile (Universidad Metropolitana de Ciências de la Educación) e Argentina (Universidad Nacional de las Artes).

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Published

2024-12-03

How to Cite

AMARAL, M. das V. N. do. Culture, art and its teaching in Latin America: with meetings, walking and taking reisado. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144414. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144414. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Art/Education Dossier enREDE