esforços e tentativas arriscadas de insubmissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144351

Palavras-chave:

Educação Artística, Formação docente, Catástrofe, Semear a esperança

Resumo

O presente texto, defende, no contexto do que se identifica como o rumo da humanidade para a sua catástrofe, a inscrição das pessoas pesquisadores, artistas e docentes, em práticas insubmissas de intervenção. Ação semeadora de esperança e propiciadora de uma prática educativa que propicie a formação de pessoas cidadãs, atoras conscientes dos valores democráticos e defensoras acérrimas da liberdade, e de relacionamentos antidiscriminatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Paiva, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS / Universidade do Porto – UP, Porto, Portugal

Nasceu no Porto em 1950. Professor Emérito da Universidade do Porto, Professor Jubilado da Faculdade de Belas Artes. Doutor em ‘Pintura’, Mestre em ‘Arte Multimédia’ e Licenciado em ‘Artes Plásticas – Pintura’ pela Universidade do Porto — Faculdade de Belas Artes. Investigador Integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), pertencendo à sua Direcção e ao seu Conselho Científico. Coordena o Programa de Investigação ‘Interculturalidade e Sociedade’, integrando o ‘IDENTIDADES_Colectivo de Acção e Investigação’ (ID_CAI). Percurso múltiplo por vários percursos, aparentemente dispersos, mas relacionados por uma atitude transversal de intervenção crítica, contra a discriminação, o racismo e o colonialismo. Forte envolvimento anticolonial em ações interculturais, artísticas e culturais com comunidades em Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal.

Referências

APPADURAI, Arjum. Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias [Modernity At Large. Cultural Dimensions of Globalization, 1996]. Lisboa: Teorema, 2004.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro [Between past and Future, 1961]. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

BATESON, Gregory. Mente e natureza: uma unidade necessária. [S. l.]: Flamingo, 1985.

BUTLER, Judith; LACLAU, Ernesto; ŽIŽEK, Slavoj. Contingencia, hegemonía. universalidad. Diálogos contemporáneos de la izquierda [Contingency, hegemony, universality. Contemporary dialogues on the left. 2000]. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica de Argentina, 2017.

CABRAL, Amílcar. Alguns Princípios do Partido, intervenção proferida no Seminário de quadros do PAIGC em Novembro de 1969. In: P.A.I.G.C. UNIDADE E LUTA. Porto: Nova Aurora, 1974.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Lisboa: Antígona Editores Refratários, 2023.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? Entrevista com René Holenstein [À quand l’Afrique? Entretenien avec René Holenstein. 2004]. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar [Filosofía, la paradoja de aprender y enseñar, 2008]. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2014.

MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade [Politiques de l’inimitié, 2016]. Lisboa: Antígona Editores Refractários, 2017.

MERLIN, Nora. Mentir e y colonizar: obediencia inconsciente y subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019.

NÓVOA, António. Vida dos professores. Porto: Porto Editora, 2014.

PERNIOLA, Mario. El arte expandido [L’arte espansa, 2015]. Madrid: Casimiro Libros, 2016.

SCHLEMIHL, Peter. L´homme qui a perdu som Ombre. Paris: L’Eecole des Loisirs, 1978.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

PAIVA, J. C. de. esforços e tentativas arriscadas de insubmissão. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144351. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE