esforços e tentativas arriscadas de insubmissão
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.144351Palavras-chave:
Educação Artística, Formação docente, Catástrofe, Semear a esperançaResumo
O presente texto, defende, no contexto do que se identifica como o rumo da humanidade para a sua catástrofe, a inscrição das pessoas pesquisadores, artistas e docentes, em práticas insubmissas de intervenção. Ação semeadora de esperança e propiciadora de uma prática educativa que propicie a formação de pessoas cidadãs, atoras conscientes dos valores democráticos e defensoras acérrimas da liberdade, e de relacionamentos antidiscriminatórios.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjum. Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias [Modernity At Large. Cultural Dimensions of Globalization, 1996]. Lisboa: Teorema, 2004.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro [Between past and Future, 1961]. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
BATESON, Gregory. Mente e natureza: uma unidade necessária. [S. l.]: Flamingo, 1985.
BUTLER, Judith; LACLAU, Ernesto; ŽIŽEK, Slavoj. Contingencia, hegemonía. universalidad. Diálogos contemporáneos de la izquierda [Contingency, hegemony, universality. Contemporary dialogues on the left. 2000]. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica de Argentina, 2017.
CABRAL, Amílcar. Alguns Princípios do Partido, intervenção proferida no Seminário de quadros do PAIGC em Novembro de 1969. In: P.A.I.G.C. UNIDADE E LUTA. Porto: Nova Aurora, 1974.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Lisboa: Antígona Editores Refratários, 2023.
KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? Entrevista com René Holenstein [À quand l’Afrique? Entretenien avec René Holenstein. 2004]. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 2009.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar [Filosofía, la paradoja de aprender y enseñar, 2008]. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2014.
MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade [Politiques de l’inimitié, 2016]. Lisboa: Antígona Editores Refractários, 2017.
MERLIN, Nora. Mentir e y colonizar: obediencia inconsciente y subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019.
NÓVOA, António. Vida dos professores. Porto: Porto Editora, 2014.
PERNIOLA, Mario. El arte expandido [L’arte espansa, 2015]. Madrid: Casimiro Libros, 2016.
SCHLEMIHL, Peter. L´homme qui a perdu som Ombre. Paris: L’Eecole des Loisirs, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.