Bordado e Pintura com agulhas: fios e formação em Artes Visuais em duas cidades cearenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144349

Palavras-chave:

Bordado, Pintura com agulhas, Artes visuais, Arte-educação, Interculturalidade

Resumo

A partir da fala na mesa Arte/Educação e interculturalidade, no Encontro Internacional de Arte/Educação: grupos de pesquisa enREDE, em que fui convidada para falar do projeto aBarca – formação em artes para as juventudes, desenvolvido pela Escola Porto Iracema das Artes, buscamos tramar uma narrativa em primeira pessoa contextualizando a formação em artes visuais num mundo pós-pandêmico, a partir de duas experiências nas cidades de Quixadá e Crato. Apresentamos cada experiência para desenvolver pensamento sobre a relevância de uma educação intercultural na formação em artes visuais em projetos de Arte-Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Camila Alves Moreira, Arte educadora e pesquisadora em Artes Visuais – Fortaleza/CE, Brasil

É educadora, pesquisadora e artista no campo das Artes Visuais. Compõe uma trajetória acadêmica que envolve as Licenciaturas em Letras e em Artes Visuais, além de Mestrado e Doutorado em Arte e Cultura Visual. É cearense de Fortaleza, dedica-se às questões da Mediação, seja em museus ou demais espaços de formação, partindo e voltando às imagens, seus processos de criação, pensamento e culturas, nesse caminho esteve em diversos equipamentos institucionais de cultura do Estado atuante nos setores de educação e programação pedagógica.

Referências

LEONILSON. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8742/leonilson. Acesso em: 27 jul. 2024. Verbete da Enciclopédia.

MOREIRA, Antonia Camila Alves. Mediações urbanas em rotas autobiográficas: processos de formação em Artes a partir dos graffiti do Selo Coletivo (CE) e das Minas de Minas Crew (MG). 2021. 222 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

NUNES, Luciana Borre; ANDRADE, Luana (Org.). Tramações [recurso eletrônico]: a memória e o têxtil / organizadoras: Luciana Borre, Luana Andrade. Recife: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE; Ed. UFPE, 2021. ISBN 978-65-5962-046-3 (on-line). Disponível em: https://zenodo.org/records/10626065. Acesso em: 30 jul. 2024.

RITCHER, Ivone. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. 2000. 248 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

MOREIRA, A. C. A. Bordado e Pintura com agulhas: fios e formação em Artes Visuais em duas cidades cearenses. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144349. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144349. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE