Autotopografia – o desenho como metodologia vulnerável
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.144346Palavras-chave:
Desenho, Autotopografia, Memória, Metodologia de vulnerabilidade, PerformanceResumo
Este artigo é uma revisão reflexiva sobre a autotopografia como metodologia vulnerável na investigação artística. Desenvolvido a partir do projeto “DRAWinU – Desenho Entre Fronteiras na Universidade”, a autotopografia explora o desenho como metodologia para uma investigação vulnerável, numa relação estreita com a escrita, o diálogo situado e a performance. O desenho é levado a cabo como uma prática de memória e um comportamento restaurado, a partir da experiência lembrada de um lugar e dos seus pontos de contacto com a memória coletiva. O mapa de relações construído por cada participante pode ser entendido como um fim em si mesmo, ou como guião para desdobramentos performativos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Paulo Luís, BISMARCK, Mário; SIMÕES, Sílvia (2022). The Violence of Space: A Drawing-Based Approach to Violence between Body and Site. Parse Journal. Issue 15 - Violence: Materiality. Autumn 2022. The University of Gothenburg & Platform for Artistic Research Sweden. Disponível em: https://parsejournal.com/article/the-violence-of-space/
BARAD, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Duke University Press, 2007.
BOWERS, Andrea; JOO, Eungie. DIY School: Andrea Bowers and Eungie Joo in Conversation. In: BUTLER, Cornelia; JOO, Eungie; LECLERE, Mary (Eds.). Nothing is Neutral: Andrea Bowers, CalArts/REDCAT, 2006.
BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia, Basic Books, 2001.
BRICE, Sage. Critical observational drawing in geography: Towards a methodology for ‘vulnerable’ research. Progress in Human Geography, 1(0), pp. 1–18, outubro 2023, DOI: 10.1177/03091325231208899.
BRICE, Sage. Situating skill: contemporary observational drawing as a spatial method in geographical research. Cultural Geographies, 25(1), pp. 135-158, janeiro 2018. DOI: 10.1177/1474474017702513
BUTLER, Judith. Rethinking vulnerability and resistance. In: BUTLER, Judith, GAMBETTI, Zeynep; SABSAY, Leticia (Eds). Vulnerability in Resistance, Duke University Press, 2016.
CHORPENING, Kelly. Drawing from Life and the Twenty‐first Century Art School. In: CHORPENING, Kelly; FORTNUM, Rebecca (eds). A Companion to Contemporary Drawing, Wiley Blackwell, 2020.
DAMÁSIO, António (2018). A Estranha Ordem das Coisas, Círculo de Leitores.
GONZÁLEZ, Jennifer A. Autotopographies. In: BRAHM, Gabriel Jr.; DRISCOLL, Mark. Prosthetic Territories: Politics and Hypertechnologies, Westview Press, 1995.
GOTTI, Sofia. A State of Alert: The Politics of Eroticism in South American Drawing. In: CHORPENING, Kelly; FORTNUM, Rebecca (eds). A Companion to Contemporary Drawing, Wiley Blackwell, 2020.
HARRISON, Paul. Corporeal remains: vulnerability, proximity, and living on after the end of the world. Environment and Planning A, 40(2), pp. 423-445, Agosto 2007. DOI:10.1068/a391
HEDDON, Deirdre. Autobiography and Performance: Performing Selves, Bloomsbury Publishing, 2007.
HILL, Leslie; PARIS, Helen. Curious Methods: Devising Theatre & Performance. Intellect, 2021.
HOU, Kang et al. A new perspective on ecological vulnerability and its transformation mechanisms. Ecosystem Health and Sustainability, 8(1), Setembro 2022. DOI: 10.1080/20964129.2022.2115403.
INGOLD, Tim. Being Alive: Essays on Movement, Knowledge and Description, Routledge, 2011.
JOHNSON, Mark. Embodied Knowing Through Art. In: BIGGS, Michael; KARLSSON, Henrik (2010). The Routledge Companion to Research in the Arts, Routledge.
JORONEN, Mikko; ROSE, Mitch. Vulnerability and its politics: precarity and the woundedness of power. Progress in Human Geography, 45(6), pp. 1402–1418, 2020. DOI: 10.1177/0309132520973444.
LEWIS, Cliford et al. Methodologies for researching marginalised and/or potentially vulnerable groups. International Journal of Market Research, 65 (2-3), pp. 147-154, Março 2023. DOI: 10.1177/14707853231155238
LUZAR, Robert. Drawing and Performativity. Drawing: Research, Theory, Practice, 7(1), pp. 3 – 15, Abril 2022. https://doi.org/10.1386/drtp_00076_2.
MACFARLANE, Kate. Graphic Witness. In: CHORPENING, Kelly; FORTNUM, Rebecca (eds). A Companion to Contemporary Drawing, Wiley Blackwell, 2020.
MCMAHON, Jenny.; MACDONALD, Abbey; OWTON, Helen. A/r/tographic inquiry in sport and exercise research: a pilot study examining methodology versatility, feasibility and participatory opportunities. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health. 9(4), pp. 403-417, Abril 2016. DOI: 10.1080/2159676X.2017.1311279
MESKIMMON, Marsha; SAWDON, Phil. Drawing Difference: Connections Between Gender and Drawing. I. B. Tauris, 2016.
QUILLEY, Geoff. Re-enacting Art and Travel. Tate Papers, 17, Primavera 2012. Disponível em https://www.tate.org.uk/research/tate-papers/17/re-enacting-art-and-travel.
RAMOS. Manuel João Ramos. Drawing the Lines: The Limitations of Cultural Ekphrasis. In: PINK, Sarah., KURTI, Laszlo. and AFONSO, Ana Isabel (Eds). Working Images – Visual Research and Representation in Ethnography, Routledge, 2004.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação: O discurso e o excesso de significação. Edições 70, 2013.
TVERSKY, Barbara. Mind in Motion: How Action Shapes Thought, Basic Books, 2019.
TZELEPIS, Elena. Vulnerable Corporealities and Precarious Belongings in Mona Hatoum’s Art. In: BUTLER, Judith, GAMBETTI, Zeynep; SABSAY, Leticia (Eds). Vulnerability in Resistance, Duke University Press, 2016.
WU, S. & RAU, M. (2019). How Students Learn Content in Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Through Drawing Activities. Educational Psychology Review. 31(1), Janeiro 2019. DOI: 10.1007/s10648-019-09467-3
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.