A (des)figuração de indígenas e negros na arte: notas sobre (de)colonialidade da imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144344

Palavras-chave:

Arte, Imaginário, Modernidade, Globalidade, Decolonialidade

Resumo

A grande questão da historiografia da arte neste momento de globalidades assimétricas talvez seja a revisão de identidades e representatividades subsumidas na constituição da modernidade/colonialidade – questão esta atualmente desdobrada nos estudos pós-coloniais, anticoloniais e decoloniais. Palmilhando a (des)figuração de ameríndios e africanos na história da imagem, este ensaio propõe discussões sobre a (re)invenção de imaginárias que sustentaram imaginários civilizatórios no bojo da colonialidade moderna a partir dos aportes de Aimé Césaire, Jacques Le Goff, Serge Gruzinski, Ailton Krenak e Susan Buck-Morss, dentre outros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Medeiros, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

Paraense de Belém, José Afonso Medeiros Souza é professor titular, crítico e historiador da arte atuante na FAV e no PPGARTES da UFPA, pesquisador do CNPq e líder do GP em Histórias, Artes e Saberes Estéticos. Graduado em Educação Artística: Artes Plásticas (UFPA, 1985), é especialista em Belas Artes: História da Arte pela Shizuoka University (Japão, 1988); mestre em Ciências da Educação: Arte-Educação pela Shizuoka University (Japão, 1996) e doutor em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes pela PUC-SP (2001), com estágio no Japanese-Language Institute de Kansai (2000). Foi Postdoctoral Visiting Scholar na University of Kassel (2003) e fez estágio pós-doutoral no PPGDTSA da UNIFESSPA (2017-18). Foi presidente da ANPAP (2013-14) e Vice-Presidente da FAEB (1990-92).

Referências

BUCK-MORSS, Susan. O presente do passado. Desterro (Florianópolis): Cultura e Barbárie, 2018.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.

CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. Imagens de canibais e selvagens do Novo Mundo: do maravilhoso medieval ao exótico colonial (séculos XV-XVII). Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2017.

COLOMBRES, Adolfo. Teoría transcultural del arte: hacia un pensamiento visual independiente. Buenos Aires: Del Sol, 2004.

COSTA, Maria de Fátima; DIENER, Pablo (orgs.). Spix e Martius: relatórios ao rei. Rio de Janeiro: Capivara, 2018.

DAGEN, Philippe. Primitivismes: une invention moderne. Paris: Galimard, 2019.

GRUZINSKI, Serge. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte, Ed. UFMG; São Paulo: Edusp, 2014.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia. Das Letras, 2020.

LAFONT, Anne. A arte dos mundos negros: história, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

LE GOFF, Jacques. A história deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Ed. Unesp, 2015.

MICHAUD, Éric. Las invasiones bárbaras: una genealogia de la historia del arte. Bueno Aires: Adriana Hidalgo editora, 2017.

OCAMPO, Estela. Apolo y la máscara: la estética occidental frente a las prácticas artísticas de otras culturas. Barcelona: Icaria, 1985.

PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, SP: Mireveja, 2022.

PIQUEIRA, Gustavo. Primeiras impressões: o nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2020.

RIPA, Cesare. Iconologia (tomos I e II). Madrid: Akal, 2002.

SAVOY, Bénédicte. A luta da África por sua arte. Campinas: Unicamp, 2022.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas: Ed. Unicamp, 2022.

ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles; Fundação Djalma Guimarães, 1983.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

MEDEIROS, A. A (des)figuração de indígenas e negros na arte: notas sobre (de)colonialidade da imagem. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144344. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE