Arte, Educação e Coletividade: confluências enREDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144341

Palavras-chave:

Arte/Educação, Anticolonialidade, Práticas de ensino e pesquisa, Grupos de pesquisa enREDE

Resumo

Como organizar um evento científico, desde as suas bases de organização, democrático, horizontal e colaborativo? Qual é o papel dos congressos e eventos similares na Arte/Educação contemporânea? Como delinear questões de modo que estas não se fechem, mas possibilitem a ampliação dos diálogos para (re)invenção das práticas arte/educativas? Este trabalho, escrito a quatro mãos, tem como finalidade apresentar o processo de organização e realização do Encontro Internacional de Arte/Educação: grupos de pesquisa enREDE, realizado no Instituto de Artes/Unesp, em dezembro de 2023 e que teve como uma de suas finalidades debater problemáticas dos campos do ensino e da pesquisa em Arte/Educação e seu objeto de ensino em diálogo com questões da nossa sociedade atual, desde uma perspectiva anticolonial

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Biografia do Autor

Rejane Galvão Coutinho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita — UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela Universidade Pública de Navarra, Espanha (2011/2012). É professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais e na Pós-Graduação em Artes, área de Arte e Educação e no Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras – GEPABOF; membro da Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação enREDE.

Sidiney Peterson de Lima, Instituto Ieda Picon – IEP, São Paulo/SP, Brasil

Doutorado, em Artes, pelo Instituto de Artes – UNESP – Área de Concentração de Arte e Educação; Linha de Pesquisa de Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural (2020); Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP – na Linha de Ensino de Aprendizagem da Arte (2014); Graduado em Pedagogia pela Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – 2010. Vice-presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (gestão 2022-2023). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE). Membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Professor de Artes no Instituto Ieda Picon. Tem desenvolvido pesquisas com foco nas Histórias do ensino de Arte e formação docente, em artes visuais, no Brasil e América Latina a partir de temas como: Escolinha de Arte de São Paulo (EASP); Curso Intensivo de arte na Educação (CIAE); Escolinha de Arte do Brasil (EAB); Movimento Escolinhas de Arte (MEA); Arte/Educação; Formação de Professores de artes visuais no Brasil; Pesquisas em/com arquivos, memórias e histórias da Arte na Educação e Arte na Pedagogia.

Referências

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

COUTINHO, R. G.; LIMA, S. P. de. Arte, Educação e Coletividade: confluências enREDE. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.144341. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144341. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Arte/Educação enREDE