A Interação na Exposição em Museu Mediada por Dispositivo Digital: os sentidos produzidos pelo público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.144054

Palavras-chave:

Regimes de Interação, Tecnologia em Museus, Interatividade, Produção de Sentidos

Resumo

O artigo reflete sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como mediadores de sentido em exposições de museus. Analisa a Experiência ReBlink, na Art Gallery of Ontario, descrita por Rosa (2020) observando a interação do público com as obras originais e digitalmente alteradas por realidade aumentada. A análise observa a interação e sentido baseado nos Regimes de Interação, da Sociossemiótica (Landowski, 2014), promovendo a compreensão da produção de sentido na interação mediada por aplicativo. Por fim, percebe-se a necessidade de ampliar a pesquisa sobre a presença de recursos tecnológicos em museus para suprir uma demanda da sociedade no contexto do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alahna Santos da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estuda os fenômenos da comunicação no âmbito dos museus. Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa) (2020) e Museóloga (2018) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Técnica em Biblioteconomia (2014) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Museologia com ênfase em Documentação Museológica de Acervos, Plano Museológico, Expografia, Expologia e Comunicação em Museus. Pesquisa o uso de Tecnologias Digitais em Exposições de Museu, com foco em abordagens Educacional, de Comunicação Museológica, de Semiótica e Sociossemiótica. Ministrou e desenvolveu curso e palestras na área de Museologia. Atuou como pesquisadora no Programa de Extensão ''Museologia na UFRGS: Trajetórias e Memórias'' (2019) e fez parte do Projeto de Pesquisa ''Forma Conteúdo: reflexões sobre as exposições museológicas'' (2022), ambos vinculados ao Bacharelado em Museologia da UFRGS. É sócia-fundadora da empresa Pantheon Patrimônio e Cultura, que fornece consultoria museológica e presta serviços a museus, profissionais e instituições culturais. 

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, na área Didática dos Anos Iniciais, leitura e escrita. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013) com pesquisa financiada pelo CNPQ. Membro Suplente da Comissão de Graduação de Educação (2017-2019). Membro da Comissão de Pós-graduação do PPGMuseologia e Patrimônio (2017-2019). Membro da Comissão de Pós-graduação do PPGEducação (2023-2025; 2025-atual). Coordenadora da Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação da UFRGS, do Programa de Extensão Universitária ''Quem quer brincar?'' e dos projetos de extensão Clube da ludicidade e ''LER: clube de leitura (Lendo Em Roda)''. Membro dos grupos de pesquisa GEARTE/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte), OLLI/UCS/CNPq (Observatório de Leitura e Literatura) e Grupo AULA/CNPq (AULA: alfabetização, linguagem e ensino). Vice-líder do GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento). Associada à ANPED nacional e ANPEDSul, participando do GT10, Alfabetização, leitura e escrita e da coordenação do GT na Região Sul cf PORTARIA N 12/2026, DE 07 DE JULHO DE 2026. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização ABALF. Editora Associada da Revista GEARTE até janeiro de 2026 e Editora Chefe a partir de fevereiro de 2026. Membro da Equipe de Avaliação do extinto PNBE e do atual PNLD. Coordenadora Pedagógica na etapa de Avaliação Pedagógica dos materiais didáticos submetidos ao Edital do PNLD Educação Infantil (2026-2029), na Categoria 2 – Pré-escola. Pesquisa, desde 2005: educação literária com foco nos processos de mediação voltados ao desenvolvimento cognitivo e dos letramentos verbal e visual para a compreensão de textos literários infantil e juvenil.

Referências

AGO – Art Gallery of Ontario. ABOUT THE AGO, 2020. Disponível em: https://ago.ca/about/about-the-ago. Acesso em: 27 ago. 2024.

ALEX MAYHEW. About Me. 2020. Disponível em: http://www.alexmayhew.com/aboutme/. Acesso em: 27 ago. 2024.

ANDRADE, Maria Andréa Dias de; LESSA, Washington Dias. A importância da gestão estratégica e comunicação da marca na construção da marca do museu. In: BENCHETRIT, Sarah Fassa; BEZERRA, Rafael Zamorano; MAGALHÃES, Aline Montenegro (org.). Museus e Comunicação: exposição como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.

CURY, Marília Xavier. Comunicação Museológica: Uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. 2005. 366 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. 2013. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. Disponível em: http://www.icom.org.br/wpcontent/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de-Museologia.pdf. Acesso em: 20 ago 2024.

GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. A interdisciplinaridade em Museologia, 1981. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol.1, 1.ed., São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p.58-59. [Texto publicado naMuwop, Paris, n.2, 1981].

ICOM. Museum Definition: Creating a new museum definition – the backbone of ICOM. 2021, Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/. Acesso em: 08 ago. 2024.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO (Rio de Janeiro). O Público do Museu do Amanhã: pesquisa-síntese sobre os visitantes 2015.02 - 2020.03. Rio de Janeiro: IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão, 2020. 36 p. Disponível em: https://museudoamanha.org.br/sites/default/files/Pesquisa_O%20p%C3%BAblico%20do%20Museu%20do%20Amanh%C3%A3_2015.12_2020.3%20%28V2%29.pdf. Acesso em: 03 ago. 2024.

ISRAEL, Karina Pinheiro. Informação e tecnologia nos museus interativos do contemporâneo. 2011. 20 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Cultura, Mídia e Informação, Celacc/eca-Usp, São Paulo, 2011. Disponível em: https://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/285-968-1-PB.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. 128 p.

LAPLACA COHEN. Culture Track '17. Nova York: Laplaca Cohen, 2017. 47 p. Disponível em http://s28475.pcdn.co/wp-content/uploads/2019/06/CT2017-Top-Line-Report.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024

LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 2010. 272 f.

MAIRESSE, Françoise. O museu inclusivo e a museologia mundializada. Encontro Regional ICOFOM LAM (21), 2012, Petrópolis In: SCHEINER, Tereza C. M.; et al.. Termos e Conceitos da Museologia: Museu Inclusivo, Interculturalidade e Patrimônio Integral. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012.

MARINS, Vânia et al. Aprendizagem em Museus com uso de Tecnologias Digitais e Realidade Virtual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14., 2008, Santos. S.i.. Santos: S.I., 2008. p. 1-11. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200874205PM.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho; JARDIM FILHO, Airton Jordani. Leitura de imagens, e não só: leitura da vida. Revista Gearte, v. 2, n. 2, p. 147-161, 15 ago. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.53697. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/53697. Acesso em: 05 ago. 2024.

PAVÃO, A. C.; LEITÃO, A. Hands-on? Minds-on? Hearts-on? Social-on? Explainers-on? In: MASSARANI, L. (Org).. Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 39-46. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/44591/2/ve_Luisa_Massarani_COC_2007.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

REIS, Marina Gowert dos. Patrimônio cultural brasileiro na era digital: da digitalização de acervos à preservação participativa na internet. 2019. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2019/08/MARINA-REIS-tese.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.

RESENDE, Úrsula Vieira de. Museu do Amanhã e sua “Exposição”: Narrativa musealizada em ambiência audiovisual digital. 120 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/unirio/12732. Acesso em: 20 ago. 2024.

ROSA, Alahna Santos da. A Experiência ReBlink: A mediação da produção de sentido por dispositivo digital. 2020. 139 p. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216082. Acesso em: 20 set. 2026.

SAHA, Ruby. Digital Engagement Strategies For The 21st Century Museum. 2019. Artigo publicado pelo Arts Management & Technology Laboratory. Disponível em: https://amt-lab.org/blog/2019/4/digital-engagement-strategies-for-the-21st-century-museum#. Acesso em: 20 ago. 2024.

SILVA, Douglas Falcão. Padrões de interação e aprendizagem em museus de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: UFRJ, 1999

SILVA, M. Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação. In: Boletim Técnico do Senac, v. 26, n. 3, 2 nov. 2000. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/822. Acesso em: 05 ago. 2024.

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. 2003. Texto síntese do Livro "Sala de Aula Interativa" (SILVA, M. 2000). Disponível em: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0008.htm#:~:text=Interatividade%20%C3%A9%20um%20conceito%20de,e%20entre%20usu%C3%A1rio%20e%20servi%C3%A7o. Acesso em: 02 ago. 2024.

STEPHENSON, Breanna et al. Blink And You'll Miss It: A remedial and summative evaluation of the ReBlink Installation at the Art Gallery of Ontario. Toronto, Canadá: University Of Toronto, 2017. Trabalho acadêmico da disciplina MSL1350: Museum and Their Publics, da Universidade de Toronto.

Publicado

2026-10-10

Como Citar

ROSA, Alahna Santos da; NUNES, Marília Forgearini. A Interação na Exposição em Museu Mediada por Dispositivo Digital: os sentidos produzidos pelo público. Revista GEARTE, [S. l.], v. 13, 2026. DOI: 10.22456/2357-9854.144054. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/144054. Acesso em: 10 out. 2026.

Edição

Seção

Artigos