A formação docente em artes, do indivíduo ao coletivo: notas para a construção de um nós
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.141949Palavras-chave:
Formação de Professores em Artes Visuais, Didáticas Contemporâneas, Coletivos de memória, Coletivos de olhares, Coletivos de criação didáticaResumo
Em um clima social marcado pelo confronto, pela exacerbação do individualismo e pela criminalização dos projetos cooperativos, este trabalho investiga o lugar que o coletivo assume na formação de professores em Artes Visuais. Ensinamos os futuros professores a se situarem, pensarem e trabalharem coletivamente? Formamo-los para fazer parte e/ou construir novos coletivos? Como o singular e o plural se articulam no ensino e na aprendizagem? Que categorias de educação abordamos teórica e praticamente coletivamente? A partir de uma perspectiva poética e não prescritiva, a Didática específica das Artes Visuais postula-se como uma área nodal, de intersecções e encontros epistemológicos para abordar experiências que transitam e investigam o ensino entre o individual e o coletivo. Assim, apresentam-se três núcleos de investigação/ação que são desenvolvidos com estudantes de formação docente da Universidade Nacional das Artes: Coletivos de Memória e práticas artístico-educativas que convocam a colocar o corpo às novas gerações. Coletivos de olhares e a noção de sensorium didático como modo de ver compartilhado por e para educadores. Coletivos de criação didática e produção em grupo de planejamento de projetos de ensino. Por fim, é levantada a necessidade de continuar pesquisando, criando práticas e categorias conceituais que sustentem e incentivem o coletivo.
Downloads
Referências
AUGUSTOWSKY, Gabriela. Las imágenes fijas para la enseñanza en entornos virtuales de aprendizaje. El etiquetado didáctico como recurso meta - analítico. Hipertextos, Buenos Aires, v. 6, n. 10, p. 92-109, jul/dic. 2018. Disponible en: https://revistas.unlp.edu.ar/hipertextos/article/view/6274. Acceso em: 12 maio. 2024.
BREA, José Luis (coord.). Estudios visuales: la epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal, 2005.
CAMILIONI, Alicia, DAVINI, María Cristina y otras. Corrientes didácticas contemporáneas. Buenos Aires: Paidós, 1996.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Supervivencia de las luciérnagas. Madrid: Abada Editores, 2012.
FERNÁNDEZ POLANCO, Aurora. Ver a distancia. En: AZNAR, Yayo; MARTÍNEZ, Pablo (eds.). Lecturas para un espectador inquieto. Madrid: Ed. Yayo Aznar y Pablo Martínez, CA2M, 2012. p. 35-67.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. La creatividad redistribuida: un encuentro. En: GARCÍA CANCLINI, Néstor;.VILLORO J. (coords.). La creatividad redistribuida, México: Siglo XXI-Embajada de España en México. 2013.
HADJINICOLAU, Nicos. La producción artística frente a sus significados. México: Siglo XXI, 1981.
JELÍN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madrid: Siglo XXI, 2000.
LIWTIN, Edith. El oficio de enseñar. Condiciones y contextos. Buenos Aires: Paídós, 2008.
LONGONNI, Ana. Otras formas de activismo político. Cuerpos desobedientes. Ponencia presentada en el Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, durante el Seminario “Poner el cuerpo”, 2014. Disponible en: https://www.revistaharoldo.com.ar/nota.php?id=26. Acceso, 26 jun. 2024.
QUINTAR, E. Crítica teórica, crítica histórica: las paradojas del decir y del pensar. Archivos de Ciencias de la Educación, [S. l.], v. 12, n. 13, p. e040, 2018. DOI: 10.24215/23468866e040. Disponível em: https://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Archivose040. Acesso em: 26 jun. 2024.
SALCEDO, Javier. Pedagogía de la potencia y didáctica no parametral. Entrevista con Estela Quintar Revista Interamericana de Educación de Adultos, v. 31, n. 1, p. 119-133, 2009. Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe Pátzcuaro, México.
TODOROV, Tzevetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.
VEZZETTI, Hugo. Espacios y Nominaciones. En: BIRLE, Peter y otros (Eds.) Memorias urbanas en diálogo: Berlín y Buenos Aires. Buenos Aires: Fundación Heinrich Böll Cono Sur. Buenoslibros, 2010.
YÚDICE, George. La creatividad rearticulada. En: GARCÍA CANCLINI, Néstor; VILLORO J. (coords.), La creatividad redistribuida. México: Siglo XXI-Embajada de España en México, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.