Regimes de interação e sentido de Landowski em discursos teóricos fundados na semiótica: um metaestudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.141470

Palavras-chave:

Regimes de Interação, Sentido, Semiótica, Metaestudo, Eric Landowski

Resumo

O semioticista francês Eric Landowski desenvolveu um sistema narrativo para analisar como os sentidos das coisas e situações são capturados: os regimes de interação e sentido. Esta elaboração teórica é sofisticada e sua coerência e abrangência são reconhecidas pelos estudiosos da semiótica. No entanto, como aplicar tal teoria no cotidiano, conforme proposto pelo próprio autor? Este estudo adota três textos verbais de semioticistas contemporâneos como objeto, explorando, em um metaestudo semiótico, as categorias dos regimes de Landowski em interações arriscadas, rastreando sentidos que vão além da anestesia sensível do cotidiano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Jordani Jardim Filho, Centro Universitário CESUSC – UNICESUSC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), ambos do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Especialista em UX Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Artes Visuais: Cultura e criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS). Graduado em Artes Visuais (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Design de Produto pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Foi assistente de pesquisa, no final da década de 1990, no Laboratório Eletrônico de Arte e Design (LEAD/UFRGS), grupo pioneiro na pesquisa e desenvolvimento de páginas para a World Wide Web. É membro fundador do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares - Linha de Pesquisa Linguagens Visuais (NEST/UDESC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Gestão - Linha de Pesquisa Semiótica Aplicada e Experiência do Usuário (GPTIG/UNICESUSC). Foi designer de interface sênior durante 12 anos na Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS), a maior empresa pública de TIC do sul do país. Atuou como professor-pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (CERFEAD/IFSC) e como docente nos cursos de Design Gráfico e Sistemas de Informação da Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI/UCS). Foi bolsista de doutorado do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES/UNIEDU), da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC). Associado à Anpap - Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - Comitê de Educação em Artes Visuais / EAV. Associado e Diretor na ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos (Gestões 2015/2017, 2018/2020 e 2020/2022), tendo atuado como Coordenador Executivo da 13a. Bienal Brasileira de Design Gráfico - Curitiba/2019. Foi Coordenador de Design e Programação Visual, na Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (Agecom/UFSC), entre 2013 e 2022, tendo sido responsável pela implantação desta Coordenadoria na UFSC. É Analista de UX da GNova Comunidades, Diretoria de Inovação/Escola Nacional de Administração Pública (GNova/Enap), UX Researcher na Rede D'Or São Luiz e Professor no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Centro Universitário CESUSC (UNICESUSC). Coordena o projeto de extensão Experiência do Usuário: Práticas Educacionais e Tecnológicas para Desenvolvimento de Interfaces e Serviços Digitais com Foco em Inclusão Social, Empreendedorismo e Impacto Comunitário, na mesma IES. Atuou como consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Secretaria de Estado da Educação de SC para avaliação de projetos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (UNIEDU/FUMDES). É co-autor do livro Intertextualidades Visuais, lançado pela editora Estação das Letras e Cores/SP (2021). Experiência na área de Artes Visuais e Desenho Industrial. Principais temas de atuação: Design; Teoria, História e Crítica do Design Brasileiro; Ergonomia; UX Design; Semiótica Visual; Intertextualidades Visuais; Ensino das Artes Visuais.

Sandra Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação, no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares/NEST - CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques d'Art), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual e Ensino de Arte, em escolas e espaços culturais. Entre as publicações, é autora dos livros Imagem também se lê (2005;2009), Moda também é texto (2007); Sentidos à mesa - saberes além dos sabores (2010) e Diante de uma Imagem, (2010); também é co-organizadora de Ensaios em torno da Arte (2008); Variantes na Visualidade (2010); Proposições Interativas: arte, pesquisa e ensino (2010); Proposições Interativas II (2011), Proposições Interativas III (2011) e Desafios do Design (2014); Desafios da Pesquisa em Design (2016); Proposições interativas IV (2016). Foi Diretora Geral do Centro de Artes (1998-2001), Pró-Reitora de Ensino (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade (2003). Presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008), foi agraciada com a Medalha do Mérito Universitário João David Ferreira Lima pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e com a Medalha do Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2009-2011). Presidiu bancas de doutoramento na Université Paris Diderot - Paris VII (2011) e Universidad de Barcelona (2013). Professora Visitante na Universidade de Girona, Catalunia, España, 2020.

Referências

ABLALI, Driss; DUCARD, Dominique. Vocabulaire des études sémiotiques et sémiologiques. Paris; Besançon; Honoré Champion Éditeur; Presses Universitaires de Franche-Comté, 2009.

BARROS, Diana Pessoa Luz de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ed. Ática, 1999.

BOGO, Marc Barreto. O projeto gráfico de Primeiro Amor à luz da semiótica plástica. In VI Seminário Leitura de Imagens para a Educação: Múltiplas Mídias. Florianópolis, 19 e 20 de agosto de 2013.

FIORIN, José Luiz. Prefácio. In: LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Passions sans nom. Paris: PUF, 2004.

LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. In: Galáxia (São Paulo, Online), n. 27, p 10-20, jun. 2014a.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014b.

LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

NÖTH, Winfried. A semiótica no século XX. São Paulo: Annablume, 1996.

PILLAR, Analice Dutra. Leituras de narrativas audiovisuais na educação e a constituição do gênero feminino na infância. Palíndromo, 16 (38). 1-32, fev./mai. 2024. http://dx.doi.org/10.5965/2175234616382024e0002.

PATERSON, Barbara et alii. Meta-Study of qualitative health research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Inc., 2001.

PIETROFORTE, Antonio Vicente Seraphim. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.

REBOUÇAS, Moema Martins; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. “Experiências de estágio como acidentes do cotidiano; ação educativa em espaços culturais”. In: FREITAS, Neli Klix; RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. (orgs). Proposições interativas: arte, pesquisa e ensino. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2010. p. 89-106.

SCÓZ, Murilo. Apresentação. In: RAMALHO, Sandra; SCOZ, Murilo; SANTOS, Célio Teodorico dos Santos. Ressonâncias semióticas. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

JARDIM FILHO, A. J.; RAMALHO E OLIVEIRA, S. Regimes de interação e sentido de Landowski em discursos teóricos fundados na semiótica: um metaestudo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 11, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.141470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/141470. Acesso em: 16 abr. 2025.

Edição

Seção

Semiótica, Educação e Arte