Arte/corpo/cidade: uma estética do magistério pela arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.135750

Palavras-chave:

Proposições estéticas, Arte, Formação de professores em arte

Resumo

Este artigo traz uma pesquisa a/r/tográfica que faz uso da fundamentação cartográfica e da sociopoética. O objetivo foi explorar o percebido e o vivido, como bagagem artística/cultural, por estudantes do curso de Pedagogia. Os instrumentos de geração de dados foram: cartografias afetivas, fotografias, narrativas das estudantes, áudios e diário de campo das pesquisadoras. Os resultados sinalizam que as acadêmicas fizeram o exercício poético de enxergar a arte na cidade, aguçando sua percepção. Elas mostraram desconfortos diante de objetos de arte e mobilizaram-se para com eles interagir, surpreendendo-se. Os objetos estéticos, quando não apartados da vida, podem, portanto, potencializar a aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC, Brasil

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade da Região de Joinville/SC, Mestrado em Teoria Literária e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, ambos os cursos sctricto sensu com bolsa CAPES. Bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sorbonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Informática. Nos anos 2010-2013 e no ano de 2015 bolsista da CAPES para atuar como Coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI. Em 2017 atua no PIBID UNIVALI como coordenadora de área do curso de Letras. De 2013-2014 recebe bolsa da CAPES para o Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós-doutorado na Universidade Paris VII - Diderot, desenvolvendo pesquisas sobre literatura em colaboração com a professora Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP). Desenvolve também trabalhos de cooperação internacional com as pesquisadoras Agnès Lontrade e Sandrine Morsilo da Universidade Paris I, lInstitut ACTE (Arts, Créations, Théories, Esthétiques). Participa da pesquisa em rede com 23 universidades da América Latina, executada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, intitulada Formação docente em e com artes/culturas. Membro do NUPILL - Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da UFSC até 2018. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual de educação de Santa Catarina entre os anos 1982-2006. Professora da Universidade do Vale do Itajaí, orientando pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI, no âmbito do Mestrado e Doutorado. Professora no curso de Letras e em outros cursos do NID na modalidade digital. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, leitura em meio digital, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Integrante da Coordenação Adjunta da SEB/MEC do PNLD Literário 2021 - objeto 5. Avaliadora do SEB/MEC do PNLD didático 2022 - objeto 1. Avaliadora do SEB/MEC do PNLD didático 2022 - objeto 2. 

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Professora Titular na Universidade de Caxias do Sul. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Desenvolveu pós-doutorado, como pesquisadora sênior pela CAPES, na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais, sob orientação de José Machado Pais. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e é docente em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Letras). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado) no biênio 2017 a 2019. Membro do Comitê Interno do PIBITI/CNPq e do PROBITI/FAPERGS da Universidade de Caxias do Sul desde 2011. É editora na Revista Conjectura/UCS. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura infantil, focalizando leitura, literatura, biblioteca e mediação de leitura na Educação Básica. Autora de livros e de artigos em periódicos especializados. Orienta estágios, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC e, no período de 2010 a 2014, do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2015, por indicação da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação. Integrante da Coordenação Adjunta da SEB/MEC do PNLD 2018, em Língua Portuguesa e da Coordenação Pedagógica do PNLD Literário 2018 e PNLD Literário 2020. Em 2022, recebeu a outorga Mérito Científico - Medalha Virvi Ramos - pelo Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul. 

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

NEITZEL, A. de A.; RAMOS, F. B. Arte/corpo/cidade: uma estética do magistério pela arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.135750. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/135750. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

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Artigos