As temáticas indígenas no currículo das artes visuais: um estudo sobre a política de ensino da prefeitura do Recife a partir do pensamento decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.135489Palavras-chave:
Artes indígenas, Decolonialidade, Currículo da PCR, Ensino das Artes, Culturas VisuaisResumo
Este artigo investiga como as temáticas indígenas são abordadas nos documentos normativos relacionados às Artes Visuais na educação básica na cidade do Recife. Utilizamos como recorte a Política de Ensino da Prefeitura da Cidade do Recife (PEPCR) e nos baseamos no pensamento decolonial (Mignolo, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2009) para refletir em que medida esse documento é estruturado e orientado pela herança colonial e se há indicativos do pensamento decolonial. Concluímos que os conteúdos eurocêntricos não são os únicos referenciais para o campo das Artes Visuais, apesar de ainda terem destaque, e que a PEPCR traz e discute pedagogias além dos sistemas educativos hegemônicos.
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