As temáticas indígenas no currículo das artes visuais: um estudo sobre a política de ensino da prefeitura do Recife a partir do pensamento decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.135489

Palavras-chave:

Artes indígenas, Decolonialidade, Currículo da PCR, Ensino das Artes, Culturas Visuais

Resumo

Este artigo investiga como as temáticas indígenas são abordadas nos documentos normativos relacionados às Artes Visuais na educação básica na cidade do Recife. Utilizamos como recorte a Política de Ensino da Prefeitura da Cidade do Recife (PEPCR) e nos baseamos no pensamento decolonial (Mignolo, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2009) para refletir em que medida esse documento é estruturado e orientado pela herança colonial e se há indicativos do pensamento decolonial. Concluímos que os conteúdos eurocêntricos não são os únicos referenciais para o campo das Artes Visuais, apesar de ainda terem destaque, e que a PEPCR traz e discute pedagogias além dos sistemas educativos hegemônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Roberta Alves Costa, Programa Associado de Pós-Graduação UFPE/UFPB – Recife, PE, Brasil

Mestra em Artes Visuais do Programa Associado de Pós-Graduação UFPE/UFPB (2023). Especialista em Arteterapia pela Faculdade Unypublica (2023). Especialista em Arte/Educação pela Universidade Católica de Pernambuco (2008). Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora da Prefeitura do Recife e integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação-GPECAE na linha Culturas, Arte e Arte/Educação.

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE, Brasil

Doutora em Educação pela UFPE (2016); Mestre em Educação - UFPE (2011); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB (2006); Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE (2005). Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica (2020 - atual). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE). Integrante da Rede de Representantes da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB/PE - (2019-atual).

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A cultura visual antes da cultura visual. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3 (2011). Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9288/6778. Acesso em: 10 jun. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Presidência da República (Casal Civil: Subchefia de assuntos jurídicos). Brasília, DF, n.187, 10 março. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em:16 out. 2022.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma educação plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

COSTA, Flávia Roberta Alves; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Artes indígenas no ensino das artes visuais: uma revisão bibliográfica a partir da produção da pós-graduação brasileira. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 249-268, 2022a.

COSTA, Flávia Roberta Alves; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Pensamento Decolonial e arte indígena contemporânea: caminhos para pensar outros modos de abordar a temática indígena.. In: Anais do Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - ConFAEB. Anais...Juiz de Fora (MG), UFJF, 2022b.

COSTA, Flávia Roberta Alves. Artes indígenas na escola não indígena: conversas com docentes de Artes Visuais da Prefeitura do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2023.

JESUS, Naine Terena.“Eu estava aqui o tempo, todo só você não viu [?]” – a arte brasileira feita por indígenas. In: Itaú Cultural. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/manuais-escolares-e-arte-brasileira-feita-por-indigenas. Acesso em: 06 de set. 2021.

KAYAPÓ, Edson. A diversidade sociocultural dos povos indígenas no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? In: Culturas indígenas, diversidade e educação. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional. Educação em rede; v. 7, 2019. p. 56-81.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.

NASCIMENTO, J. C. do; CASTRO, M. A. D. . O currículo decolonial e o combate ao racismo epistêmico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, 2023.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p. 15-40, abr. 2010.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: In: Lander, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-Americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 227-278.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro Decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana / Siglo del Hombre, 2007, p. 93-126.

RECIFE, Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: Fundamentos Teóricos-Metodológicos. Recife: Secretaria de Educação, 2015a.

RECIFE, Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: ensino fundamental do 1º ao 9º ano. 1ª edição. Recife: Secretaria de Educação, 2015b.

RECIFE, Secretaria de Educação. Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: ensino fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª edição. Recife: Secretaria de Educação, 2021.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

SILVA, Janssen Felipe da. Sentidos da avaliação da educação e no ensino e no currículo na educação básica através dos estudos pós-coloniais latino-americanos. Espaço do Currículo, v. 8, n. 1, jan./abr. 2015, p. 49-64.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-42.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

COSTA, F. R. A.; VIDAL, F. S. L. As temáticas indígenas no currículo das artes visuais: um estudo sobre a política de ensino da prefeitura do Recife a partir do pensamento decolonial. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2024. DOI: 10.22456/2357-9854.135489. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/135489. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos