A imagem permeável na arte e os movimentos de resistência dos anos 60 à contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.135358

Palavras-chave:

Artes visuais, Arte de resistência, Imagem permeável, Papel do receptor

Resumo

Em oposição à produção hegemônica do mundo da arte, os movimentos sociais dos anos 60 pavimentaram uma nova via para a produção das zonas periféricas, associando a morte das utopias e vanguardas à ideia de sobrevivência das imagens, entendida na atualidade como arte de resistência. Nesse estudo, percorro os principais eventos dos anos 60 à contemporaneidade e seus reflexos na arte de resistência. Tomando como ponto de partida a Europa e América do Norte, focalizo então a América Latina. Discuto imagens que resistem ao impulso de uma resposta totalizante. Para observar sua permeabilidade, analiso suas estruturas específicas e formas como convidam o receptor a experimentar suas propostas.

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Biografia do Autor

Nicole Chagas Lima, Colégio Suíço Brasileiro de Curitiba — CHPR, Pinhais/PR — Brasil

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em História da Arte pela Faculdade Dynamus de Campinas (FADYC). Licenciada em Formação Pedagógica em Artes Visuais pela Faculdade Dynamus de Campinas (FADYC). Atualmente é professora de Artes no Colégio Suíço Brasileiro de Curitiba (CHPR).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

LIMA, Nicole Chagas. A imagem permeável na arte e os movimentos de resistência dos anos 60 à contemporaneidade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.135358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/135358. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos