Miradas que se cruzan – ensayo visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.130743

Palabras clave:

Montaje, Lectura de imágenes, Historia del Arte, Mediación Cultural

Resumen

Exposición de un montaje visual compuesto por lecturas de imágenes, reportajes, recreaciones y miradas cruzadas con el cuadro Rosa y Azul - Alice y Elisabeth Cahen d’Anvers (1881), de Pierre-Auguste Renoir. El montaje fue creado con extractos de la investigación que realicé en el Museu de Arte de São Paulo (MASP), entre 2018 y 2022, y referencias de la Investigación Educativa Basada en las Artes y de los campos de Mediación Cultural y las Historia(s) del Arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Auana Lameiras Diniz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande/MS, Brasil

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da UNESP, área de concentração Artes e Educação, linha de pesquisa Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural, sob orientação da Profa. Dra. Rejane Galvão Coutinho, com o projeto Entretempos - histórias, conversas e mediações. Pesquisadora do GEPALA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Arte Latino-americana (FAALC - UFMS) e integrante do GPIHMAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação (IA-UNESP). Em 2012 concluiu a pós-graduação lato sensu em Mediação, Arte, Cultura e Educação na Escola Guignard (UEMG) e em 2022 a pós-graduação em Processos didático-pedagógico para cursos na modalidade EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). No ano de 2008 concluiu o bacharelado em Ciências Sociais (PUC-SP), com foco em Arte e Política. Entre 2009 e 2011 cursou Educação Artística na Escola Guignard (UEMG). Em 2004 cursou como aluna convidada disciplinas nas áreas de História Cultural da Arte e Ciência Política na Universidade de Bremen/Alemanha. Entre 1995 e 2004 praticou e estudou Dança Moderna, Contemporânea e Contato e Improvisação. Profissionalmente colabora em programas, projetos e publicações relacionados aos campos da Mediação Cultural e Ensino de Artes.

Citas

BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010, p. 143 –152.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

EISNER, Elliot; BARONE, Tom. Arts-Based Educational Research. In: GREEN, Judith L.; CAMILLI, Gregory; ELMORE, Patricia B. (Ed.). Handbook of Complementary Methods in Education Research. Washington: American Educational Research Association, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MACHADO, Regina Stela. Sobre mapas e bússolas: apontamentos a respeito da abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira (Org.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Regina. A (possível) multiplicação de vértices: tesouros da Abordagem Triangular. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.127241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127241.

MARTINS, Leda Maria. A oralitura da memória. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PEDROSA, Adriano; OLIVA, Fernando; SCHWARCZ, Lilia. Histórias da infância. São Paulo: MASP, 2016.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

VIADEL, Ricardo Marín; ROLDÁN, Joaquín (Ed.). Ideas Visuales. Investigación Basada en Artes e investigación artística/Visual Ideas. Arts Based Research and Artistic Research. Granada: Editorial de la Universidad de Granada, 2017.

Publicado

2023-12-23

Cómo citar

DINIZ, Auana Lameiras. Miradas que se cruzan – ensayo visual. Revista GEARTE, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.22456/2357-9854.130743. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/130743. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Ensaio Visual