A (possível) multiplicação de vértices: tesouros da Abordagem Triangular

Autores

  • Regina Machado Universidade de São Paulo — USP, São Paulo/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.127241

Palavras-chave:

Arte, Processo de aprendizagem, Educação, Percepção, Imaginação criadora

Resumo

O presente texto traz uma reflexão teórico-poética a respeito dos desafios perceptivos que vicejam na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e que dificilmente podem ser vislumbrados a olho nu. Por isso, ao mesmo tempo, o texto aponta indiretamente para a necessidade urgente de uma revisão de pressupostos e práticas arte educativas no mundo contemporâneo, tendo como guia uma possível ressignificação dos conceitos de percepção mais conhecidos.

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Biografia do Autor

Regina Machado, Universidade de São Paulo — USP, São Paulo/SP, Brasil

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), Mestrado em Educational Theater - New York University (1981) e Doutorado em Arte e Educação pela USP (1989). Atualmente é Professora Livre-docente aposentada pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada de Graduação na área de Licenciatura no Departamento de Artes Plásticas/ECA/USP. Orienta junto a Pós-Graduação no Programa de Artes Visuais na área de concentração Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Área de Conhecimento: Arte Educação, Contos tradicionais, Tradição Oral e Literatura Infantil.

Referências

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Publicado

2022-09-18

Como Citar

MACHADO, R. A (possível) multiplicação de vértices: tesouros da Abordagem Triangular . Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.127241. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127241. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos