Caminhos percorridos entre infâncias e artes visuais: as leituras da imagem como trama dentro do grupo de pesquisa GEARTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128450Palavras-chave:
Artes Visuais, Infâncias, Leituras da Imagem, GEARTEResumo
Duas professoras, dois campos de pesquisas, um eixo de intersecção. A partilha de ideias desenvolvida ao longo do artigo tem como base o Grupo de Pesquisa em Arte e Educação (GEARTE), nosso eixo de intersecção em questão. As pesquisas realizadas pelas autoras no PPGEdu-UFRGS foram abordadas de forma a trazer a importância das leituras da imagem na constituição do professor, contribuindo para a ação pedagógica na Educação Infantil. A análise se deu a partir dos pressupostos teóricos da Abordagem Triangular. Como conclusão destacamos a importância da leitura da imagem na formação do professor e a influência do GEARTE no desenvolvimento do olhar comprometido para qualidade do ensino de arte para crianças.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC; SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GANDINI, Lella. Conectando-se por meio dos espaços de cuidado e de aprendizagem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (org.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.
HORN, Maria da Graça. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LISBOA, Carla Andrade. Dilemas e contradições sobre a concepção de infância presente no referencial curricular nacional da educação infantil – RCNEI. UFU, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que atividade: a criança em foco. 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/69859-Planejamento-na-educacao-infantil-mais-que-a-atividade-a-crianca-em-foco.html. Acesso em: 27 set. 2022.
PILLAR, Analice Dutra. Ensino de arte na infância. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA, 4.; ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2008, Natal, RN. Anais [...]. Natal, 2008, v. 1, p. 70-81.
PILLAR, Analice Dutra; REGINATO, Tanise. Os efeitos de sentido na videoarte MUTO: tempo e espaço no discurso audiovisual. In: CONGRESSO DA ANPAP, 25., 2016, Porto Alegre, RS. Anais [...]. Porto Alegre, 2016.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino de artes. Porto Alegre: Mediação, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.