De la decoración al tejido: procesos y experiencias de la maestra artista Dilma Góes

Autores/as

  • Moema Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória/ES, Brasil
  • Ivana de Macedo Mattos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória/ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.126889

Palabras clave:

Experiencia del artista, Experiencia docente, Enseñanza superior en las artes, colección didáctica

Resumen

Este artículo tiene como objetivo relatar cómo el proceso artístico conduce a la enseñanza e instituye prácticas e investigaciones en el arte. Elige a la artista y profesora Dilma Góes, profesora del Centro de Artes de la Universidad Federal de Espírito Santo, entre 1968 y 1992. Analiza las actuaciones artísticas y educativas presentes en las narrativas, documentos didácticos y documentos de artista, a través de la metodología de la historia de vida. con énfasis en las narrativas de Dilma Góes. Se concluye que la vida de Dilma se presenta/entrelaza en su obra/producción, en el transcurso de su vida como artista y docente.

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Biografía del autor/a

Moema Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória/ES, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto-Portugal. É professora Titular aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas -CPS das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris e é líder do grupo de pesquisa GEPEL /Cnpq. Integra o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade no Núcleo de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto-Portugal. Bolsista de produtividade do Cnpq (2012 a 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.

Ivana de Macedo Mattos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória/ES, Brasil

Possui bacharelado em Artes Plásticas (1997), Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas (2001) e Especialização em Abordagens Contemporâneas em Arte-Educação (2001), todos realizados pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Educação (PPGE/UFES - 2015) e Doutorado em Educação (PPGE/UFES - 2021) na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Atuou como professora orientadora de trabalho de Graduação no curso de Artes Visuais EAD/UFES. Professora de Arte da rede privada de ensino há 26 anos e atualmente leciona no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, nos quais realiza projetos interdisciplinares e de integração entre a escola, museus e espaços expositivos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte na educação, Estudo e ensino da arte, História da arte e Semiótica discursiva. Membro do grupo de pesquisa GEPEL - Cnpq.

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Publicado

2022-11-11

Cómo citar

REBOUÇAS, M. M.; MATTOS, I. de M. De la decoración al tejido: procesos y experiencias de la maestra artista Dilma Góes. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.126889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126889. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Dossier: Enseñanza de las Artes Visuales y Formación del Profesorado