Educación artística y formación del profesorado: el aula como invención de posibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.121253

Palabras clave:

Educación artística. Formación de profesores. Clase de arte. Residencia Pedagógica. Creación pedagógica.

Resumen

El contexto actual de la pandemia y las nociones de invención de Ailton Krenak y José Antonio Marina son el punto de partida para reflexiones sobre la noción de clase de arte como invención de posibilidades desarrollado en el texto. Al mismo tiempo que se tejen las relaciones entre la educación artística, la escuela pública y la formación docente, se presenta y analiza parcialmente el trabajo realizado en la fase inicial del Subproyecto Arte del Programa de Residencia Pedagógica de la Universidade de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sumaya Mattar, Universidade de São Paulo — USP, São Paulo/SP, Brasil

Docente do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais vinculada ao Departamento de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Coordena o curso de licenciatura em Artes Visuais e a Comissão Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Artes da ECA/USP. É coordenadora do GMEPAE — Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. É  autora do  livro Sobre arte e  educação: entre a  oficina artesanal e a sala de aula e organizadora de várias publicações, entre os quais, Arte e educação: ressonâncias e repercussões; A poética de Shoko Suzuki e A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras

Citas

ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2011.

EMEF INFANTE DOM HENRIQUE. Página Inicial, São Paulo, 7 de outubro de 2014. Facebook: EMEF Infante Dom Henrique. Disponível em: <https://www.facebook.com/emefinfante/?ref=page_internal>. Acesso em dez. 2021.

EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, p.5-17, Jul/Dez 2008.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARINA, José Antonio. Ética para náufragos. Lisboa: Editorial Caminho, 1997.

MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

PIBID RP USP. Educação e Pandemia: os olhos da arte nas janelas da aula. Youtube, 15 de março de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QNkLfXrkgHs&t=3s>. Acesso em dez. 2021.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, 1998.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

MATTAR, Sumaya. Educación artística y formación del profesorado: el aula como invención de posibilidades. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.121253. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121253. Acesso em: 11 ago. 2025.

Número

Sección

Proposições educativas e formativas em arte: do (im)previsível dessas composições aos arranjos e invenções de uma aula