A aventura do “espalha-brasa”: arte na Pedagogia na Universidade Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117511

Palavras-chave:

Arte na Pedagogia. Arte e Educação na UFC. Práticas Pedagógicas em Arte e Educação. Autobiografia.

Resumo

Aborda práticas pedagógicas de arte e educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Serve-se da metáfora do “espalha-brasa”, como referência ao brinquedo de parque diversões que tem cadeiras suspensas que giram no seu próprio eixo em alta velocidade, propondo pensar a arte na Pedagogia como uma experiência estética transformadora, mobilizadora e produtora de novas visões de mundo, sentidos e percepções. Partilha metodologias processuais, vivenciais, ativas e participativas, buscando promover liberdade, autonomia e horizontalidade das relações a partir de processo (auto)biográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Germano Goldberg, Universidade Federal do Ceará — UFC, Fortaleza/CE

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Artes Plásticas. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande/RS. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas.

Referências

ALVES, Rubens. Conversas sobre educação. Campinas, São Paulo: Verus, 2003.

ANDRADE, Ana Caroline Sales. A relevância do estudo do grafismo infantil no curso de Pedagogia da FACED – UFC, Orientador: Luciane Germano Goldberg. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

CASTELL, Cleusa Peralta. Pela linha do tempo do desenho infantil: um caminho trans estético para o currículo integrado. Rio Grande: FURG, 2012.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.

DERDYK, Edith. Papel em branco In: PINAZZA, Mônica Appezzato; COBI, Marcia Aparecida (Orgs.). Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014, p. 21-44.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.

EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 5-17, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/eisner.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Trad. Carlos Eduardo Galvão e Maria da Conceição Passeggi. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de T.; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

FORQUIN, Jean-Claude. Educação artística: para quê? In: PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade? Tradução: Yan Michalski. São Paulo: Summus, 1973, p. 25-48.

GOLDBERG, Luciane Germano. Arte-Pré-Arte: um estudo acerca da retomada da expressão gráfica do adulto. Monografia (Graduação em Educação Artística-Licenciatura Plena) — Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 1999.

GOLDBERG, Luciane Germano. Arte-Educação-Ambiental: o despertar da consciência estética e a formação de um imaginário ambiental na perspectiva de uma ONG. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) — Pós-graduação em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 2004.

GOLDBERG, Luciane Germano. Arte-Pré-Arte: memórias, metodologias, desdobramentos e implicâncias de uma vivência-formação. In: MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Ursula Rosa da; CASTELL, Cleusa Peralta. (Orgs.). Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte. Pelotas: Editora UFPel, 2013, p. 87-101.

GOLDBERG, Luciane Germano. Experiências formativas em arte dos licenciandos em Pedagogia da UFC: influências da pedagogia tecnicista. In: ANDRADE, Francisco Ari de; VIANA, Carlos Augusto; JESUÍNO, Filipe de Menezes; SILVA, Renata Aquino da. (Orgs.). Educação Brasileira: conceitos e contextos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2014.

GOLDBERG, Luciane Germano. Autobiografismo: biografização e desenho infantil com crianças em acolhimento institucional. 2016. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2016.

GOLDBERG, Luciane Germano; OLINDA, Ercília Maria Braga de; BEZERRA, Larissa Rogério. Narrativas de experiências formativas em arte: a linha do tempo de estudantes universitários. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA – CIPA. V. Anais... PUC, Casa Leiria, Porto Alegre, 2012.

GOLDBERG, Luciane Germano; BEZERRA, Larissa Rogério. Linha do tempo: Narrativas de vida e experiências formativas em arte. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE-EDUCADORES DO BRASIL - ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO. 22. Anais... São Paulo, 2012.

GOLDBERG, Luciane Germano; SALMITO, Ricardo Rigaud. Processos criativos em artes visuais: as experiências formativas de licenciandos da educação básica. In: DIÁLOGOS INTERNACIONAIS EM ARTES VISUAIS. 2. Anais... Recife, 2013.

GOLDBERG, Luciane Germano; ANDRADE, Ana Caroline Sales. A importância do estudo do grafismo infantil para a formação do pedagogo na UFC. ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. 3. Universidade Regional do Cariri - URCA, Juazeiro do Norte, 2014.

GOLDBERG, Luciane Germano. BEZERRA, Larissa Rogério; PEREIRA JÚNIOR, Leandro da Silva. Autorretrato: reflexões e reflexos de si na disciplina de Arte e Educação na UFC. In: GUIMARÃES, Leda; REGO, Luzirene (Orgs.). Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. 28. Anais... Brasília, DF, 2018. ISSN 2525-880X.

GOLDBERG, Luciane Germano. BEZERRA, Larissa Rogério; PEREIRA JÚNIOR, Leandro da Silva. Do singular-plural e as experiências formativas em arte de licenciandos em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA – UNICID. 8. Anais... São Paulo, set. 2018. ISSN 2178-0676.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de professores. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2008.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, William Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. A arte na Pedagogia e a formação do professor para a Educação Infantil e anos iniciais: inquietações e esperanças. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 23-36, maio/ago. 2015.

MÈREDIEU, Florence de. O desenho infantil. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Prefácio. In: DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto. Natal, Brasil: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. (pp. 13-20).

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: um estudo a partir da trajetória histórica e socioepistemológica da arte/educação. In: REUNIÃO DA ANPED, 30., 2007. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/grupo_estudos/ge01-3073--int.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

GOLDBERG, L. G. A aventura do “espalha-brasa”: arte na Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117511. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117511. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte