Criação e avaliação em arte na formação de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117502

Palavras-chave:

Avaliação em arte. Processos criativos. Formação de professores.

Resumo

Avaliar não é tarefa fácil. Trata-se de uma ação pouco prazerosa, tanto para o/a avaliador/a quanto para o/a avaliado/a. Quando se trata de avaliar em aula de arte, parece que a ação se torna ainda mais complexa. Afinal, avaliar o quê? O processo? O produto? E quando o produto não é palpável como um desenho ou uma escultura? Como avaliar levando em consideração a dimensão subjetiva da arte? Se o conhecimento em arte é construído na prática, na ação e na criação, defendo a posição de que o mesmo deveria ocorrer na avaliação, que deveria ser vista como parte do processo de aprendizagem. Para justificar essa afirmativa, o artigo apresenta algumas reflexões sobre avaliações ocorridas numa disciplina obrigatória do curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Strazzacappa, Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP, Campinas/SP

Professora Livre-Docente aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/SP. Atualmente é Professora Visitante Sênior do Prof-Artes da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Dança e em Pedagogia e Mestre em Educação pela Unicamp. Doutora em Artes pela Universidade de Paris. Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (LABORARTE) da FE-Unicamp.

Referências

ALBANO, Ana Angélica. Conversas com jovens professores de arte. São Paulo: Loyola, 2019.

AYOUB, Eliana; STRAZZACAPPA, Márcia. Vivenciando o corpo e a arte: inovando na formação em pedagogia. In: SEMINÁRIO INOVAÇÕES EM ATIVIDADES CURRICULARES: EXPERIÊNCIAS NA UNICAMP, 1., 2007. Anais... Campinas, UNICAMP, 2007.

AYOUB, Eliana; STRAZZACAPPA, Márcia. Corpo e Arte: outras leituras na formação em pedagogia. In: COLE – CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 17., 2009, Anais... Campinas: UNICAMP, 2009.

AYOUB, Eliana; ALBANO, Ana Angélica; STRAZZACAPPA, Márcia. L` espace, le temps, le corps, le geste, l`autre, l`art: éducation, corps et art dans la formation enseignante : éducation, corps et art dans la formation enseignante. In: COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION, 4., 2017. Actes... Montréal, CRIFPE, 2017.

BROOK, Peter. L’espace vide. Paris: Seuil, 1996.

BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IAVELBERG, Rosa. Arte-educação modernista e pós-modernista: fluxos. 2015. Tese (Livre Docência em Formação de Professores) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

IAVELBERG, Rosa. O professor em foco na arte-educação contemporânea. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 82-95, jan./abr. 2016. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 13 abr. 2021.

STRAZZACAPPA, Márcia; AYOUB, Eliana. Educação, corpo e arte: sensibilização à flor da pele. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006. Anais ... Recife: Lapa software, 2006.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, v. 21, n. 53, abr. 2001, p. 69-83.

STRAZZACAPPA, Márcia. Empilhando carteiras a procura de um espaço vazio. ABRACE - Associação Brasileira de Artes Cênicas, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1418. Acesso em: 13 abr. 2021.

STRAZZACAPPA, Márcia. A arte como eixo na formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012. Anais ... Porto de Galinhas: Anped. 2012a.

STRAZZACAPPA, Márcia. Corpo em dança na formação de professores In: CONFAEB ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO. 22., 2012. Anais... Ponta Grossa, Universidade Estadual Paulista, 2012b. Disponível em: http://faeb.com.br/livro03/Arquivos/mesas/marcia_strazzcappa.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

STRAZZACAPPA, Márcia; SCHROEDER, Sílvia; SCHROEDER, Jorge. A construção do conhecimento em arte. In: BITTENCOURT, Agueda Bernardete; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. (Orgs.). Estudo, pensamento e criação. 3. ed. Campinas: Gráfica da FE, 2012.

STRAZZACAPPA, Márcia. Sobre danças, andanças e mudanças: trajetórias e memórias de uma artista pesquisadora docente. Campinas: Librum, 2015.

STRAZZACAPPA, Márcia; PAGE, Christiane. L`expérience théâtrale dans la formation enseignante. In: COLLOQUE INTERNATIONAL EN ÉDUCATION, 4., 2017. Actes... Montréal, CRIFPE, 2017.

STRAZZACAPPA, Márcia. Pensando sobre o corpo (ou dando corpo ao pensamento) na formação de professores. In: MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel; BONCI, Estela. (Orgs.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2018.

STRAZZACAPPA, Márcia. Aos olhos do poeta, um copo vazio está cheio de ar. Aos olhos do professor, uma sala vazia está cheia de possibilidades. In: COLÓQUIO DA AFIRSE. 26., 2019. Anais... Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ydejwcPu_7fhVrQjV9OIjmp95SkrdkfO/view. Acesso em: 13 abr. 2021.

UNICAMP. Diretoria Acadêmica. Regimento Geral da Graduação, 2020. Disponível em: https://www.dac.unicamp.br/portal/graduacao/regimento-geral. Acesso em: 13 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

STRAZZACAPPA, M. Criação e avaliação em arte na formação de professoras. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117502. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117502. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte