De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117500

Palavras-chave:

Arte. Pedagogia. Formação de professores. Observação. Pedagogia da Escuta.

Resumo

Os pés no ar, de ponta-cabeça, são um convite à leitura deste texto que se propõe a problematizar os termos aluno, estudante e aspirante à docência e suas conexões com modos de ensinar e aprender; a adentrar na prática da observação de produções infantis; a viver uma pedagogia da escuta sensível, criativa e rizomática ao provocar percepções e análises pautadas em narrativas reflexivas, proposições ampliadoras e ações poéticas. A docência, a criação, a pesquisa e a arte modelam este texto a/r/tográfico na esperança de desvelar a experiência, a prática pedagógica e seus fundamentos e o desafio de aprofundá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie — MACKENZIE, São Paulo/SP

Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde lidera dois grupos de pesquisa: GPAP - Arte na Pedagogia e GPeMC – Mediação cultural: provocações e contaminações estéticas. Conselheira da América Latina junto à INSEA - International Society of Education through Art. Mestre em Artes pela ECA/USP e doutora em Educação pela Faculdade de Educação/USP.

Referências

ARNHEIN, Rudolf. El pensamiento visual. Buenos Aires: Eudeba, 1985.

AUGUSTO, Silvana de Oliveira. Ver depois de olhar: a formação do olhar dos professores para os desenhos das crianças. São Paulo: Cortez, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: Ed. Com/Arte, 1998.

BONCI, Estela Maria de Oliveira. Formação cultural e artística de estudantes de Pedagogia: constelações potenciais. 2018. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3569. Acesso em: 18 abr. 2020.

BUCKLEY, Helen. O menininho. LEPTRANS, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/O_menininho.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

CAMINHANDO com tim tim. Vídeo e texto de Genifer Gerhardt. [S.l.: Tiago Expinho], 2014. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Ines Cozzo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UU5-hkBH2rw. Acesso em: 13 abr. 2021.

CARERI, Francesco. Caminhar e parar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

COM OS PÉS no chão. [S.l.: Marcia Strazzacappa], 2020. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Marcia Stazzacappa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l9rE54nC8V4&feature=youtu.be. Acesso em: 13 abr. 2021.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Educação e cultura visual: uma trama entre imagens e infância. 2005. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79457. Acesso em: 10 fev. 2020.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (org.) Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: EdUSFM, 2013.

DVDteca Arte na Escola. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2020. Disponível em: http://artenaescola.org.br/dvdteca/. Acesso em: 10 abr. 2020.

GAMEZ, Luciano. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

GARDNER, Howard. Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999.

IRWIN, Rita. [About "teacher candidate"]. Destinatário: Mirian Celeste Martins. Brasil, 27 fev. 2020. E-mail.

IRWIN, Rita. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian. (org.) Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: SENAC, 2008. p. 87-104.

IRWIN, Rita. Becoming A/r/tography. [Adaptado de] BNational Art Education Association, 2016. Disponível em: http://nevelestudomany.elte.hu/downloads/2016/nevelestudomany_2016_1_23-36.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

KELLOG, Rhoda. Analisis de la expresión plástica del preescolar. Madri: Cincel, 1985.

LAROSSA, Jorge. Estudar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LEGGO, Carl; IRWIN, Rita. A/r/tography: always in process. In: ALBERS, Peggy; HOLBROOK, Teri; FLINT, Amy Seely. New methods in Literacy Research. New York: Routledge, 2013. p. 150-162.

LOVE hair. [S.l.: Mathew Cherry], 2019. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Sony Pictures Animation. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kNw8V_Fkw28. Acesso em: 5 fev. 2020.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, William Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MARTINS, Mirian Celeste. Antídotos para “alergias pedagógicas”: a ação e o conceito muito além da atividade e do conteúdo, In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 28., 2019. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019, p. 2388-2404.

MARTINS, Mirian Celeste. Arte – o seu encantamento e o seu trabalho na educação de educadores: a celebração de metamorfoses da cigarra e da formiga. 1999. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela; MOMOLI, Daniel (org.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2018.

MARTINS, Mirian Celeste; FARIA, Alessandra Ancona de; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. (org.) Formação de educadores: contaminações interdisciplinares com arte na pedagogia e na mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2019.

MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. A arte na pedagogia e a formação do professor para educação infantil e anos iniciais: inquietações e esperanças. Revista Trama Interdisciplinar, v. 6, n. 2, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8350. Acesso em: 18 abr. 2020.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha. Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.

O SEU olhar. Intérprete: Arnaldo Antunes. Compositores: Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. In: NINGUÉM. Intérprete: Arnaldo Antunes. [S.l.]: BMG, 1995. 1 CD, faixa 9.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. É preciso manter as orelhas verdes: o silêncio e a escuta na educação. In: MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela Maria Oliveira; MOMOLI, Daniel. Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2018. p. 48-64.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo Inteligência. São Paulo: Aleph, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/753234/mod_resource/content/1/PIAZZI%20Pierluigi%20Aprendendo%20intelig%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

ROGOFF, Irit. El Giro. Arte y políticas de identidad, v. 4, p. 253-266, jun. 2011. Disponível em: http://revistas.um.es/api/article/viewFile/146111/130521. Acesso em: 20 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

MARTINS, M. C. De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117500. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117500. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte