O ensino de história da indumentária brasileira nas aulas de artes visuais: inserções possíveis
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.104220Palavras-chave:
Indumentária brasileira. História da arte. Artes Visuais. Ensino.Resumo
Este estudo discute as possibilidades de inclusão do ensino de história da indumentária brasileira nas aulas de artes visuais para turmas do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado levantamento de modo a oferecer um breve histórico dos estudos de indumentária e de moda, especialmente no Brasil. A partir deste panorama, foram apontadas possibilidades de pesquisa no campo da história da arte tomando a representação da indumentária como chave de leitura das imagens. As fontes visuais elencadas para sustentar a discussão foram as obras de artistas viajantes em visita ao Rio de Janeiro no início do século XIX.Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Trad: Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru: EDUSC, 2004.
DEBRET, Jean-Baptiste. Rio de Janeiro, cidade mestiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis: 1763-1808. Brasília, DF: Senado Federal, 2000.
EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro do meu tempo. Brasília, DF: Senado Federal, 2003.
FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2010.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII: antologia de textos (1591-1808). São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2004.
GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta do Brasil, 2007.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, 2006.
LUCCOCK, John. Notas sobre o Rio de Janeiro e partes meridionais do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.
NACIF, Maria Cristina Volpi. Espaço, moda e vestuário – ou um esboço do lugar das roupas no campo da História da Arte. In: COLÓQUIO CBHA, 32., 2012, Campinas. Anais […]. Campinas: CBHA, 2012. p. 1125-1137.
NASCIMENTO, João Affonso do. Três séculos de modas: 1616-1916. São Luís: Instituto Geia, 2014.
OLIVEIRA, Madson de. As múltiplas atividades de Sophia Jobim: feminista, jornalista, professora, figurinista, colecionadora. In: OLIVEIRA, Madson de; VOLPI, Maria Cristina (ed.). Arquivos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016. p. 151-166.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2002.
RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes! Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, n. 89, p. 32-33, 2013.
RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo: Círculo do Livro, 1998.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Vida privada e quotidiano no Brasil na época de D. Maria I e D. João VI. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
SILVA, Camila Borges da. A indumentária no museu: algumas considerações sobre memória e patrimônio. In: SILVA, Camila Borges da; MONTELEONE, Joana; DEBOM, Paulo (org.). A história na moda, a moda na história. São Paulo: Alameda, 2019. p. 303-330.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
VOLPI, Maria Cristina. Sofia Jobim e o ensino da indumentária histórica na E.N.B.A. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v. 12, n. 14, p. 300-309, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.