O ensino de história da indumentária brasileira nas aulas de artes visuais: inserções possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.104220

Palavras-chave:

Indumentária brasileira. História da arte. Artes Visuais. Ensino.

Resumo

Este estudo discute as possibilidades de inclusão do ensino de história da indumentária brasileira nas aulas de artes visuais para turmas do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado levantamento de modo a oferecer um breve histórico dos estudos de indumentária e de moda, especialmente no Brasil. A partir deste panorama, foram apontadas possibilidades de pesquisa no campo da história da arte tomando a representação da indumentária como chave de leitura das imagens. As fontes visuais elencadas para sustentar a discussão foram as obras de artistas viajantes em visita ao Rio de Janeiro no início do século XIX.

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Biografia do Autor

Elton Luís Oliveira Edvik, Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ, Rio de Janeiro

Mestrando na linha de pesquisa História e Crítica da Arte do programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Figurino e Indumentária pela Faculdade Senai CETIQT (2017) e discente no bacharelado em Letras - Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Licenciatura em Belas Artes (2019) na área de Vestuário e Têxteis Atualmente é professor de Artes do segundo segmento do Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

EDVIK, E. L. O. O ensino de história da indumentária brasileira nas aulas de artes visuais: inserções possíveis. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.104220. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/104220. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Artes Visuais em diferentes campos