CinEducar y Partejar Potiguara: la enseñanza del cine a las mujeres indígenas como herramienta de (re) existência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.100073

Palabras clave:

Cine y educación. Partejar Potiguara. Mujeres indígenas Pueblo Potiguara de Paraíba. Documental audiovisual indígena.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar algunas experiencias vividas en el campo en el proyecto de extensión universitaria Partejar Potiguara, que propuso clases de cine para mujeres indígenas en la región de Baía da Traição (PB) en 2019. El objetivo es analizar los cruces y afectos generados en la búsqueda de un metodología comprometida y transgresora dentro de un contexto de luchas sociales y resistencia cultural. Desde la selección bibliográfica de la investigación y las dificultades encontradas en clase hasta la ejecución del producto final (un documental sobre el parto, la maternidad, la vida y la identidad), el propósito es entender la enseñanza de las artes visuales y la producción cinematográfica como una herramienta política para valorar la identidad.

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Biografía del autor/a

Micaelle Lages Lucena, Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB

Graduanda em Cinema e Audiovisual pelo Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora integrante do projeto de extensão Partejar Potiguara e do TATO- laboratório de pesquisa em imagens, corpos e afetações.

Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle, Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB

Fotógrafa, pesquisadora e professora doutora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com dissertação sobre fotografia e tecnologias digitais, desenvolveu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a respeito das mulheres fotógrafas do Recife. É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma UFPE, estudou Comunicación Audiovisual na Universidad de Sevilla (Espanha) e é colaboradora do Laboratoire Arts des Images et Art Contemporain na Université Paris 8 (França), onde foi pesquisadora convidada. Atualmente integra o coletivo 7Fotografia, de mulheres fotógrafas; cocoordena o projeto de extensão Partejar Potiguara, com mulheres indígenas e coordena o TATO – laboratório de pesquisa em imagens, corpos e afetações.

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Publicado

2020-07-17

Cómo citar

LUCENA, M. L.; VALLE, I. C. B. R. do. CinEducar y Partejar Potiguara: la enseñanza del cine a las mujeres indígenas como herramienta de (re) existência. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.100073. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/100073. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares