Cuidado: área sujeita a ataques de tubarão

Auteurs

Mots-clés :

Tubarões, relações interespecíficas, praias, ataques

Résumé

Esta fotoetnografia aborda as relações conflituosas ocorridas entre humanos e tubarões no litoral pernambucano e na ilha de Fernando de Noronha/ Brasil. Os chamados ataques ganharam notoriedade internacional na década de 90 pelo elevado número de mortes levando a ações mitigatórias como as instalações de sinalizações. As placas e bandeiras nas praias, objetos deste ensaio, são arquivos que compôem a paissagem e marcam essa relação interespecífica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Camila Maria Silva de Moraes Santos, PPGA/UFPE

Museóloga formada pelo Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco — DAM/UFPE. Pesquisadora, mestre e doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco — PPGA/UFPE.

Ana Cláudia Rodrigues da Silva, UFPE

Cientista Social com mestrado e doutorado em Antropologia pelo PPGA/UFPE. Atua como pesquisadora e Professora Adjunta no DAM/UFPE.

Références

CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. Companhia das Letras, 1989.

HAZIN, Fábio HV; JÚNIOR, João Augusto de Matos Wanderley; DE MATTOS, Sérgio Macedo Gomes. Distribuição e abundância relativa de tubarões no litoral do Estado de Pernambuco, Brasil. In: Arquivos de Ciências do Mar, v. 33, n. 1–2, p. 33–42, 2000.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno.ClimaCom Cultura Científica — pesquisa, jornalismo e arte Ι Ano 3 — N. 5 / Abril de 2016.

SANTOS, Camila M. S. de M. ENCONTROS RADICAIS NA IGREJINHA: Relações Interespecíficas entre humanos e tubarões na praia de Piedade em Pernambuco — Brasil. Dissertação de Mestrado. PPGA — DAM/UFPE. No prelo.

SILVA, Ana Cláudia Rodrigues da; “Fechar ou não a praia”: territorialidades, conflitos e negociações nos incidentes com humanos e tubarões em Pernambuco-Brasil. In: MARMANILLO, J.; SILVEIRA, F. (Orgs). Pensando as cidades brasileiras no contemporâneo. EDUFMA | IFCH/UFRGS. 2022.

_____; NASCIMENTO, Rayana Mendonça do. Aprendendo a conviver com os tubarões: relações entre humanos e não humanos em Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha (BRA). Caderno eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 7, n. 2. 2019.

TSING, Anna L.. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Brasília: Mil Folhas, 2019.

Téléchargements

Publiée

2022-12-01

Comment citer

Maria Silva de Moraes Santos, C., & Cláudia Rodrigues da Silva, A. (2022). Cuidado: área sujeita a ataques de tubarão. Fotocronografias, 8(20), 178–195. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/133475