Transitar pelas cidades sul-americanas: uma experiência a partir dos lambes urbanos
Palavras-chave:
Lambe-lambes, cidades, paisagem gráfica da cidade, América do SulResumo
O Otros Hermanos é um projeto amplo de pesquisa visual e audiovisual em contínua elaboração a partir de viagens pelos países da América do Sul. A partir da experiência transitando / caminhando por essas cidades, apresentamos neste ensaio nossas reflexões através da produção de lambe-lambes (parte de uma produção gráfica conceitual que temos desenvolvido a partir das relações entre antropologia, design e artes). Em uma tentativa de compreensão e de estabelecimento de conexões, criamos e nos deslocamos nesses espaços sobrepondo imagens como uma forma de co-existir e interferir na paisagem urbana.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994, 111p.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2ª edição. São Paulo: Edusp, 1998. 392p
FABARON, Ana Clara Sobre la apropiación de símbolos culturales y una reflexión sobre posibles metodologías de investigación antropológica que combinen aportes del campo del arte, en Papeles de Trabajo, Año 6, Nº 9, junio, pp. 277–281. ISSN 1851–2577.
SOLNIT, Rebecca. A história do caminhar Martins Fontes; 2016, 512 páginas
O CONCEITO DE LUGAR. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.087/225> Acesso em: 26 maio 2018.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 MATHIAS, R. F., MIGUEL, B. F. N.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.