A cidade em metamorfose: imagem, direito à cidade e gentrificação — Apresentação
Mots-clés :
Cidade, metamorfose, Ruína, Transformação, ReivindicaçãoRésumé
Que imagens se apresentam em um dossiê intitulado “A cidade em metamorfose: imagem, direito à cidade e gentrificação”? Que processos urbanos nos sãos mostrados através de imagens de Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Sonora, entre outros? O que podemos vislumbrar neles sobre a relação entre direito à cidade e gentrificação? Tais questões nos acompanharam desde o processo de construção de uma chamada até o da divulgação do dossiê. Sem pretender esgotar a situacionalidade irredutível de cada ensaio ou a especificidade do olhar sobre o urbano que cada um deles exibe, talvez possamos dizer que as imagens nos mostram o outro lado da gentrificação: deterioração, abandono e ruína, mas também resistência e crítica, experiências sociais inovadoras, horizontes de emancipação coletiva.
Téléchargements
Références
https://paris10.sitehost.iu.edu/ParisOSS/D7Haussmann/d2baudelairepoor.htm
ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza. A arte de narrar as (nas) cidades: etnografia de (na) rua, alteridades em deslocamento. Revista Hawò. Museu Antropológico, UFG. Número 1. 2019.
______. Etnografia da duração. Porto Alegre: Marcavisual, 2013
GLASS, Ruth et al. Aspects of change. London: Aspects of change, p. xiii-xlii, 1964.
LEFEBVRE, Henri. Le droit à la ville. Paris: Economica/Anthropos. 2009
ROSE, Damaris. Rethinking gentrification: beyond the uneven development of Marxist urban theory. Environment and planning D: Society and Space, v. 2, n. 1, p. 47–74, 1984.
SEGURA, Ramiro. Vivir afuera: antropología de la experiencia urbana. Nueva Editorial Iztaccihualt SA, 2018.
ZUKIN, Sharon. Loft living: Culture and capital in urban change. Rutgers University Press, 1989.

Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ramiro Segura, José Luís Abalos Júnior, Felipe da Silva Rodrigues 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.