Passado e presente precários: imagens do centro histórico de Natal/RN — Brasil em sobreposições fotográficas
Palavras-chave:
cidade, centro histórico, Natal/RN, precariedade, fotografia, imagens da cidadeResumo
Este ensaio apresenta um mapa e dez sobreposições fotográficas que abordam a cidade do Natal/RN — Brasil apontando para as condições de precariedade persistentes em sua história. Utilizando a pesquisa documental, a captura fotográfica realizada em 2017 e a pesquisa fotográfica tomei a planta da cidade como base espacial e as fotografias como pontos a percorrer em campo. Como resultado vê-se, no centro histórico, estruturas comprometidas que evidenciam a precariedade da sua conservação. As tentativas de reabilitação não parecem lograr êxito deixando esvair-se o dever e o direito à memória da cidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cândido Mendes. Atlas do Império do Brazil. Rio de Janeiro: Lithographia do Instituto Philomatico, 1868.
BARBOSA JR, José Duarte. Trajetórias, grafias e arte de rua na cidade do Natal/RN — Brasil. UFRN/PPGAS, 2019. [Tese]
_____________________. Favela não é o lugar, são as pessoas. Desconstruindo entre lugar e violência no Sarney e no Japão. Natal/RN: PPGAS/UFRN, 2013. (Dissertação).
CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Brasília: INL; Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1980.
DANTAS, Manoel. Natal daqui a cinquenta anos. Natal/RN: Fundação José Augusto, 1996.
FERREIRA, Ângela L. A; DANTAS, George. A F. Os “indesejáveis” na cidade: as representações do retirante da seca (Natal, 1890–1930). In: Scripta Nova, Universidad de Barcelona, Nº 94 (96), 2001.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice/Editora Revista dos Tribunais, 1990.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LYRA, Augusto T. História do Rio Grande do Norte. Natal/RN: IHGRN, 1998.
TEIXEIRA, Rubenilson B. Da cidade de Deus à cidade dos homens: a secularização do uso da forma e da função urbana. Natal/RN: EDUFRN, 2009.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Duarte Barbosa Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.