Tradicional e rebelde: o bordado e a arte têxtil nas visualidades das marchas do 8M em Brasília e em Santiago do Chile

Autores/as

Palabras clave:

8M, visualidades, arte têxtil, movimento feminista, fotografia

Resumen

Este ensaio se baseia na pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, que investiga a estética e as visualidades em protestos e marchas organizadas por mulheres, sendo comparadas três manifestações feministas do 8M realizadas em Brasília (2020, 2023) e Santiago do Chile (2022). A partir da ideia de montagem, desenvolvida por Aby Warburg (2015), esta coleção de fotografias foi submetida a ordenações diversas, provocando relações entre as imagens, a fim de traçar itinerários que pudessem dar início à narrativa sobre as visualidades de mulheres em protestos. Neste ensaio, abordamos especificamente o repertório visual que utilizam técnicas têxteis em bandeiras e faixas, entre outras visualidades, como forma de expressão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Ceschin, Universidade de Brasília (UnB)

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade de Brasília (UnB).

Virgínia Tiradentes Souto, Universidade de Brasília (UnB)

Docente do Programa de Pós-graduação em Design do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB).

Citas

GARCÍA-CANCLINI, Néstor. A Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

RECKITT, Helena; GOSLING, Lucinda ROBINSON, Hilary; TOBIN, Amy; BALSHAW, Maria; ARAKISTAIN, Xabier. The Art of Feminism. San Francisco, CA : Chronicle Books, 2018.

MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001.

TILLY, Charles. Contentious Performances. New York : Cambridge University Press, 2008.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Ceschin, L., & Tiradentes Souto, V. (2023). Tradicional e rebelde: o bordado e a arte têxtil nas visualidades das marchas do 8M em Brasília e em Santiago do Chile. Fotocronografias, 9(21), 80–95. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/135789