Imagens dissidentes: a persistência do desejo na construção de imaginários heterodoxos
Palabras clave:
luta social, imagem, imaginárioResumen
O filósofo e curador Georges Didi-huberman, no texto de introdução ao catálogo da sua exposição “Levantes”¹, propõe uma questão fundamental para pensar a relação entre ima - gem, imaginário e luta social: “Por que as imagens frequentemente bebem de nossas memó - rias para moldar nossos desejos de emancipação? E como uma dimensão ‘poética’ consegue se constituir como núcleo dos gestos de levante e como gesto de levante?” (Didi-Huberman, 2018, p.14). Com estas duas perguntas, Didi-Huberman coloca em ação uma importante pre - missa ou hipótese sobre a potência política das imagens: a constituição de uma “memória” e a incorporação (ou en-corporação) de um “desejo”.
Descargas
Citas
Baeza, M.A. (2011). Elementos Básicos de una Teoría Fenomenológica de los Imaginarios Sociales. In: Coca, J., Valero, J., Randazzo, V. & Pintos, J. (coord.). Nuevas posibilidades de los imaginarios sociales. España, TREMN-CEASGA.
Bourdieu, P. (2007) A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Editora Perspectiva.
Castoriadis, C. (1987) The Imaginary Institution of Society. London, Polity Press.
Cavalcanti, R. & Oliveira, T. (2021). Museo de la Dignidad: entre la polémica y la memoria. Una mirada sobre las acciones artístico-políticas en el octubre chileno de 2019. ESCENA. Revista De Las Artes, 80(2), 253–296. https://doi.org/10.15517/es.v80i2.45332
Danowski, D.H. & VIVEIROS de CASTRO, E. (2014) Há mundo por vir? Ensaios sobre os medos e os fins. Florianópolis, Instituto Socioambiental.
Didi-Huberman, G. (2018). Sublevaciones. Ciudad de México, Museo Universitario de Arte Contemporáneo.
Didi-Huberman, G. (2013). Cuando las imágenes tocan lo real. Barcelona, Círculo de Bellas Artes.
Mignolo, W. D. (2019) Reconstitución epistémica/estética: la aesthesis decolonial una década después. Revista CALLE 14 , volumen 14, número 25, enero — junio.
Smith, M. F. (2020). Creatividad, pensamiento y artivismo feminista en Chile ¡Ahora es cuando!. VISUAL Review International Visual Culture Review Revista Internacional de Cultura Visual Vol. 7, №2.

Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Raíza Ribeiro Cavalcanti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.