Samples etnográficas de uma experiência em quarentena
Palavras-chave:
etnografia do confinamento, sample, quarentena, pandemia, COVID-19Resumo
Este ensaio trata da pandemia de COVID-19 a partir de minha quarentena na cidade de Alegrete (Rio Grande do Sul, Brasil) entre os meses de março e junho de 2020. A abordagem de tal vivência se dá pelo foco no desenvolvimento de algumas habilidades sensórias caras ao isolamento social. De minha posição de antropólogo-músico nesse contexto, realizo uma montagem de palavras, fotografias e sons para performar uma atenção que, na pandemia, tende a se chocar com o corpo produtivo ao capitalismo moderno.
Downloads
Referências
BARRETO, Fabrício. “Observações visuais reflexivas 1”: um exercício expográfico sobre a coleção de Milton Guran. Iluminuras, Porto Alegre, v. 15, n. 35, p. 438–450, 2014.
COLLINS, Samuel Gerald; DURINGTON, Matthew; GILL, Harjant. Multimodality: Na Invitation. American Anthropologist, v. 119, n. 1, pp. 142–153, 2017.
CRAWFORD, Peter. Sounds of silence. The aural in anthropology and ethnographic film. In: IVERSEN, Gunnar; SIMONSEN, Jan Ketil (Eds.). Beyond the visual: sound and image in ethnographic and documentary film. Højbjerg: Denmark, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o Gaia Saber Inquieto: o olho da história, III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza da (Orgs.). Etnografias do trabalho, narrativas do tempo. Porto Alegre, Marcavisual, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: O nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999.
FOSTER, Hal. The return of the real: the avant-garde at the end of the century. The MIT Press: Londres, 1996.
INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, v. 33, n. 1, Porto Alegre, p. 6–25, 2010.
PULS, Mauricio. Retrato ou paisagem? Ou: Por que giramos a câmera?. Revista Zum, 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/radar/retrato-ou-paisagem/.
SOUZA, Jessé (org.). A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
THE New Sound of Music. Direção de Michael Rodd. Londres: Grã-Bretanha, 1979. 1 DVD (49 min).
TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones Akal, 2003.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Filipe Seefeldt de Césaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.