Etnografias do Confinamento: Um caminhar pelas ruas de Porto “não tão” Alegre em meio a pandemia
Palavras-chave:
Antropologia Visual, Desigualdade Social, Deslocamento, Fotografias, Etnografias do ConfinamentoResumo
Os registros visuais por mim realizados no referente exercício acabam por ter fundamentalmente como intuito, trazer uma narrativa visual com base na etnografia do cotidiano citadino de Porto Alegre. A composição imagética acaba por constituir como um dos efeitos mais potentes em sua construção o contraste fortíssimo no que tange a desigualdade socioeconômica das pessoas presentes nas fotografias, elucidando a extrema diferença de acesso a cuidados de proteção ao momento caótico da crise COVID-19.
Downloads
Referências
ECKERT, Cornelia ; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da . “Etnografia: saberes e práticas”. In: PINTO, Céli Regina Jardim e GUAZELLI, César Augusto
Barcellos. (Org.). Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 9 a 24. Série Graduação.
ECKERT, Cornelia ; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. “Etnografia de Rua: Estudo de Antropologia Urbana”: — Revista Iluminuras — Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS — E-ISSN 1984–1191 — v. 4, n. 7 (2003) — site: https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/9160 — visita: 24/06/2020
AGIER, Michel. Antropologia da Cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
JOLE, Michele. Reconsiderações sobre o andar na observação e compreensão do espaço urbano. In: Caderno — CRH 45. p 423 a 430. 2005.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Sager Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.