CABAÇA, CABEÇA, CABAÇA Trajetos e temporalidade durante a pandemia — confinamento e deslocamento
Palavras-chave:
Cabaça, Candomblé, Confinamento, Antropologia Visual, Processo CriativoResumo
Esse ensaio fotocronográfico focaliza obras e textos que integram o processo artístico e de pesquisa intitulado Cabaça Cabeça Cabaça, foi produzido ao longo dos encontros virtuais semanais do grupo de pesquisa Navisual/PPGAS/UFRGS, durante a pandemia de COVID 19. Nele, dialogo com o fluxo de imagens em movimento, seus ritmos em intensificação e mudanças em confinamento seguindo o trajeto da Cabaça, mobilizando matérias através da teia simbólica de não-objetos inscritos na cena do candomblé.
Downloads
Referências
(1) VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas Africanas dos Orixás. Ilustrações de CARYBÉ. 4ª. ed. Salvador: Corrupio, 1997.
(2) INGOLD, T. 2012. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p. 25-44.
(3) ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
(4) NOGUEIRA, Sidnei. Epistemologia e afrossentidos dos 16 Odu principais por meio do jogo de búzios nas cttro, 2012, Instituto Ilê Ará. [Aula 1] Èÿù: Obá Oritá Mëta – [Odù Ôkànrán Méjì] [...]. São Paulo: [s. n.], 2012.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nicole Elis Porto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.
- O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas.
- O(s) autor(es) que submete (m) artigos para publicação na Revista Fotocronografias são legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando a Revista Fotocronografias quanto a qualquer falha quanto a essa garantia.