Paisagens Caleidoscópicas: Cores & Sensações fotográficas no cotidiano pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Paisagem Onírica, Emoções, Cinema, Cores

Resumo

Este ensaio é resultado da oficina “Etnografias do Confinamento”, realizada pelo Núcleo de Antropologia Visual, do qual faço parte. Sob a proposta de captar com nossas lentes a experiência desse momento pandêmico singular, parto do uso de cores no cinema de horror e os sentimentos que as mesmas evocam. Reflito sobre a percepção dos espaços monolíticos em que circulamos e como as diferentes cores potencializam essas experiências, através de uma visão caleidoscópica da realidade.

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Biografia do Autor

Mário Ferreira da Silva

Graduando em Ciências Sociais (NAVISUAL/UFRGS).

Referências

(1) NAVARRO, Meagan. From ‘Suspiria’ to ‘Midsommar’: The Psychology of Color in Horror. Bloody Disgusting, 2019. Disponível em: <https://bloody-disgusting.com/editorials/3567051/suspiria-midsommar-psychology-color-horror/>. Acesso em: 30 ago 2020

(2) CONTERIO, Martyn. Nicolas Winding Refn and the Art of Violence: A Visual Analysis. Scene360, 2016. Disponível em: <https://scene360.com/light/99031/nicolas-winding-refn/>. Acesso em: 30 ago 2020

(3) HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão, São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012

(4) GIALLO. Wikipedia. Wikipedia.org, 21 maio 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Giallo> Acesso em: 30 ago 2020

(5) KANNAS, Alexia. All the Colours of the Dark: Film genre and the Italian Giallo. In: Journal of Italian Cinema & Media Studies, v. 5, nº 2, 2017.

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Ferreira da Silva, M. (2020). Paisagens Caleidoscópicas: Cores & Sensações fotográficas no cotidiano pandêmico. Fotocronografias, 6(14), 198–219. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128437