Paisagens Caleidoscópicas: Cores & Sensações fotográficas no cotidiano pandêmico

Auteurs

Mots-clés :

Antropologia Visual, Paisagem Onírica, Emoções, Cinema, Cores

Résumé

Este ensaio é resultado da oficina “Etnografias do Confinamento”, realizada pelo Núcleo de Antropologia Visual, do qual faço parte. Sob a proposta de captar com nossas lentes a experiência desse momento pandêmico singular, parto do uso de cores no cinema de horror e os sentimentos que as mesmas evocam. Reflito sobre a percepção dos espaços monolíticos em que circulamos e como as diferentes cores potencializam essas experiências, através de uma visão caleidoscópica da realidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mário Ferreira da Silva

Graduando em Ciências Sociais (NAVISUAL/UFRGS).

Références

(1) NAVARRO, Meagan. From ‘Suspiria’ to ‘Midsommar’: The Psychology of Color in Horror. Bloody Disgusting, 2019. Disponível em: <https://bloody-disgusting.com/editorials/3567051/suspiria-midsommar-psychology-color-horror/>. Acesso em: 30 ago 2020

(2) CONTERIO, Martyn. Nicolas Winding Refn and the Art of Violence: A Visual Analysis. Scene360, 2016. Disponível em: <https://scene360.com/light/99031/nicolas-winding-refn/>. Acesso em: 30 ago 2020

(3) HELLER, Eva. A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão, São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012

(4) GIALLO. Wikipedia. Wikipedia.org, 21 maio 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Giallo> Acesso em: 30 ago 2020

(5) KANNAS, Alexia. All the Colours of the Dark: Film genre and the Italian Giallo. In: Journal of Italian Cinema & Media Studies, v. 5, nº 2, 2017.

Publiée

2020-11-11

Comment citer

Ferreira da Silva, M. (2020). Paisagens Caleidoscópicas: Cores & Sensações fotográficas no cotidiano pandêmico. Fotocronografias, 6(14), 198–219. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/fotocronografias/article/view/128437