ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI
Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Exame Nacional de Ensino Médio, Reforma Curricular, Política EducacionalResumo
O artigo analisa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação externa ganhou destaque no cenário educacional desde 1990 e se tornou instrumento para indução e controle da operacionalização de reformas educativas. Nesse processo, o Estado brasileiro assume o papel de formulador, regulador e avaliador de resultados. O ENEM criado e reformulado nesse contexto, ganha progressiva abrangência e se massifica. Com a Lei nº 13.415/2017, que reforma o ensino médio e com o auxílio da Base Nacional Comum Curricular, expande suas implicações a educação básica. Fundamentado em estudo documental, o artigo caracteriza e analisa essa avaliação, o papel que desempenha e a sua relação com a consolidação do mercado educacional no Brasil.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Silva, R. C. D., & Melo, S. D. G. (2018). ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84906
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação
Licença
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