ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI

Autores

  • Rafaela Campos Duarte Silva Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Exame Nacional de Ensino Médio, Reforma Curricular, Política Educacional

Resumo

O artigo analisa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação externa ganhou destaque no cenário educacional desde 1990 e se tornou instrumento para indução e controle da operacionalização de reformas educativas. Nesse processo, o Estado brasileiro assume o papel de formulador, regulador e avaliador de resultados. O ENEM criado e reformulado nesse contexto, ganha progressiva abrangência e se massifica. Com a Lei nº 13.415/2017, que reforma o ensino médio e com o auxílio da Base Nacional Comum Curricular, expande suas implicações a educação básica. Fundamentado em estudo documental, o artigo caracteriza e analisa essa avaliação, o papel que desempenha e a sua relação com a consolidação do mercado educacional no Brasil.

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Biografia do Autor

Rafaela Campos Duarte Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Belo Horizonte/MG - Brasil

Rafaela Campos Duarte é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (Universitátis/FAE/UFMG).

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Savana Diniz Gomes Melo é pós-doutora com vínculo na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), vice-coordenadora da linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação e subchefe do Departamento de Administração Escolar da FAE/UFMG. 

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Silva, R. C. D., & Melo, S. D. G. (2018). ENEM: propulsão ao mercado educacional brasileiro no século XXI. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84906

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação